Como surgiu o creme de avelã com cacau Nutella? Aliás, qual o significado da palavra Nutella? Descubra as respostas e veja algumas curiosidades sobre a Nutella nos tópicos a seguir. Você sabia, por exemplo, que um pote de Nutella é vendido a cada 2,5 segundos no mundo?

 

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o chocolate ficou muito escasso e caro nos falidos países da Europa. Foi quando o confeiteiro Pietro Ferrero, da região italiana de Piemonte, resolveu acrescentar avelã ao cacau, fazendo com que esse rendesse mais. O novo creme recebeu o nome de Pasta Giandujot. Foi assim que surgiu o creme de chocolate e avelã mais famoso do mundo, que no início dos anos 50 foi rebatizado como Nutella.

 

O responsável por batizar o produto como Nutella foi Michelle Ferrero, filho de Pietro, que aperfeiçoou a receita e criou o seu famoso pote.

 

O nome Giandujot surgiu em virtude de um personagem famoso do carnaval piemontês da época de criação do creme – anos 1940. Ele carregava uma “duja”, que no dialeto piemontês significa pote.

 

Um detalhe sobre a origem do nome Nutella: ele é derivado da palavra inglesa “nut”, que significa noz.

 

O grupo Ferrero cresceu graças à Nutella, um dos seus primeiros produtos. Hoje, ele possui 20 fábricas ao redor do mundo, além de que emprega 34 mil pessoas em 53 países.

 

Entre as marcas mais famosas do grupo Ferrero estão a Kinder (que significa criança, em alemão) e a Tic Tac. Já entre os produtos, vale lembrar dos bombons Ferrero Rocher e Rafaello.

 

Em 1966, a Nutella já tinha conquistado toda a Europa. Faltava popularizar o produto em outros mercados, o que ocorreu aos poucos. A primeira fábrica fora da Europa foi inaugurada em 1978, na Austrália.

 

O maior café da manhã do mundo ocorreu na Alemanha, em 2005. Foi quando 27.854 pessoas se reuniram na cidade de GelseKirchen para participar de um café da manhã à base de Nutella. O evento entrou para o livro Guiness dos recordes.

 

A subsidiária italiana do McDonald’s lançou em 2016 um sanduíche capaz de enlouquecer os fãs mais apaixonados da Nutella. Chamado de Sweety, ele é feito com um pão doce recheado com uma camada hiper-generosa do famoso creme de avelã.

 

Você sabia que existe um Dia Mundial da Nutella? Ele foi sugerido pela blogueira Sara Rosso, uma apaixonada pelo produto, que teve a ideia de dedicar um dia do ano ao creme de avelã e chocolate. O primeiro Dia Mundial da Nutella ocorreu em 5 de fevereiro de 2007.

 

A fan-page da Nutella no Facebook reúne quase 18 milhões de aficionados pelo produto em todo o mundo.

 

O número de potes de Nutella vendidos no espaço de um ano é suficiente para cobrir a Grande Muralha da China oito vezes.

 

Os potes de Nutella fabricados anualmente são suficientes para margear o rio Danúbio 26 vezes. Detalhe: o Danúbio atravessa 10 países europeus.

 

Mais uma sobre a quantidade de Nutella produzida anualmente: ela pesa mais do que o Empire State Building, um dos arranha-céus símbolos de Nova York.

 

Um desconto de 70% nos potes de Nutella promovido por uma rede de supermercados francesa, em janeiro de 2018, provocou um efeito inesperado: corre-corre, tumulto e brigas. Tamanha foi a confusão que parecia que os supermercados estavam sendo saqueados.

 

O grupo Ferrero possui um forte esquema de sigilo sobre os seus produtos e fábricas para evitar a espionagem industrial. Jornalistas são impedidos de visitar as suas fábricas.

 

Uma última curiosidade: um pote de Nutella é vendido a cada 2,5 segundos no mundo.

 

Fontes: Wikipédia, Huffpost Brasil, Mega Curioso, Mundo das Marcas, Site Oficial Nutella.

 

Share: