Percorra as linhas a seguir e descubra alguns fatos curiosos sobre bebidas como o refrigerante, café, chá e outras. Você sabia, por exemplo, que existe um refrigerante no sabor frango frito? E que a bebida quente mais consumida do mundo não é o café?
O inventor da Coca-Cola gastou apenas US$ 74 para criar o seu famoso refrigerante.
A Coca-Cola só começou a ser vendida em lata de alumínio 70 anos após a sua criação.
A Coca-Cola é vendida em mais de 200 países, sendo líder de vendas na maioria deles.
No total, são consumidos 1,4 bilhão de copos de Coca-Cola todos os dias no mundo.
A Fanta foi criada na Alemanha na época da Segunda Guerra Mundial. Detalhe: o primeiro sabor foi o de malte.
Entre os sabores mais exóticos de Fanta comercializados atualmente estão o de iogurte (chamada de “Fanta Moo Moo White”) e leite. Existe 92 sabores diferentes de Fanta ao redor do mundo.
A Pepsi foi inicialmente vendida como digestivo e estimulante.
A Pepsi foi um dos refrigerantes mais vendidos na antiga União Soviética.
O refrigerante de guaraná da marca Antarctica existe desde 1921.
Você sabia que existe nos Estados Unidos um refrigerante com maconha entre os seus ingredientes? Sabia também que existe no Japão um refrigerante sabor pepino? E que tal um refrigerante sabor água de salada? Ele também é vendido no Japão.
O Buffalo Wings é um refrigerante bizarro no sabor frango frito. Se quiser experimentar outro sabor, a fabricante Lester’s Fixin oferece também “refris” nos sabores manteiga de amendoim, torta de abóbora e milho doce.
Mas nada como Gau Jal, uma bebida vendida na Índia no estranho e incomum sabor de urina de vaca – um animal considerado sagrado pelos hindus.
Ao contrário do que pensam os brasileiros, a bebida mais consumida no mundo depois da água não é o café, mas o chá. Estima-se que sejam consumidas em torno de 3 bilhões de xícaras de chá por dia.
O chá é uma bebida preparada através de infusão com água quente de folhas de uma planta de origem asiática chamada Camellia sinensis. No Brasil e em Portugal, no entanto, a palavra chá é popularmente usada como referência a qualquer infusão (chá de camomila, chá de boldo, chá de erva cidreira etc).
O chá mais caro do mundo é cultivado numa fazendo do interior da China. Uma única xícara pode custar 360 reais. Acredite se quiser, ele é adubado com fezes de ursos pandas. Aliás…
Você sabia que existe mais de 3 mil tipos de chá? Além do chá que nós conhecemos, existe o chá branco, chá verde e outros que variam de acordo com a maturação das folhas, oxidação etc.
Os maiores consumidores de chá do mundo são os chineses. Aliás, você sabia que eles costumam tomar chá com leite?
A bebida quente mais consumidas entre os brasileiros é o café. Aliás, você sabia que o Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos?
O maior produtor mundial de café é o Brasil, seguido de Vietnã e Colômbia. Uma observação: 25% do café consumido no mundo é originário do Brasil.
O cafeeiro é uma planta originária da Abíssinia, no norte da África. O primeiro país a cultivar o café para consumo foi o Iêmen.
As bebidas alcoólicas mais consumidas pelos brasileiros são o vinho e a cerveja. Por sinal, elas também são as mais consumidas no mundo.
As bebidas alcoólicas mais consumidas em todo o planeta são, pela ordem: vinho, cerveja, saquê, vodka e cachaça.
O maior produtor de cachaça do mundo é, obviamente, o Brasil. Mas você sabia que o maior importador é a Alemanha? Os alemães são responsáveis pela importação de 1/3 da cachaça brasileira.
Os Estados campeões na produção de cachaça são São Paulo, Pernambuco e Ceará. Paulistas e pernambucanos são também os maiores consumidores.
A bebida destilada mais consumida no mundo é o soju
Existem centenas de apelidos e nomes para a cachaça, entre os quais pinga, branquinha, danada, imaculada, malvada, preciosa, teimosa, pura purinha, boa…
Os maiores consumidores de cerveja per capita do mundo são os tchecos, seguidos dos irlandeses e alemães. Os brasileiros ocupam a 33a posição.
O maior festival de cerveja do mundo é a Oktoberfest, realizada na cidade alemã de Munique. O maior do Brasil é Oktoberfest de Blumenau, em Santa Catarina.
A maior fabricante de cerveja do mundo é a belga Anheuser-Busch Inbev, proprietária de cerca de 200 marcas. Entre as suas marcas mais conhecidas estão a norte-americana Budweiser, a belga Stella Artois, a argentina Quilmes e a brasileira Brahma.
A maior fabricante de cerveja do Brasil é o braço local da ABI: a Inbev. Os rótulos produzidos por ela incluem Brahma, Antarctica, Skol, Bohemia e Polar.
Fontes: Wikipédia, Galileu, Superinteressante.