Você sabia que os filhotes do tubarão-tigre brigam entre si na barriga da mãe? Sabia que um filhote de urso pode engordar 90 quilos no prazo de um ano? Percorra as linhas a seguir e descubra algumas curiosidades, fatos estranhos e recordes que tornam os animais criaturas tão incríveis.

 

O peixe mais rápido do mundo é o agulhão-vela. Ele alcança a incrível velocidade de 115 quilômetros por hora.

 

O mamífero marinho que nada mais rápido é a baleia orca, com velocidade de 55 quilômetros por hora.

 

Uma enguia é capaz de dar um choque maior do que o de uma tomada doméstica. Sua descarga pode chegar a 125 volts.

 

Se o caranguejo perde uma pata ou outra parte do corpo, ela é logo substituída por outra diferente.

 

O polvo é um dos mais inteligentes animais marinhos, comparado aos animais vertebrados.

 

A língua da lula é coberta de dentes para ralar os alimentos que ela prende com os tentáculos.

 

A pérola é resultado de uma doença que ataca a ostra.

 

Para se fixar à rocha, o mexilhão solta um líquido que se coagula logo que entra em contato com a água e o ar.

 

Os filhotes do tubarão-tigre brigam entre si na barriga da mãe, até restar apenas um.

 

A maior ave de rapina do mundo é o condor andino. Suas asas chegam a medir 3 metros de uma ponta a outra.

 

A menor ave é o beija-flor-abelha, que mede cerca de 5 centímetros e pesa somente 2 gramas.

 

A ave de rapina mais forte de que se tem notícia é o gavião-real brasileiro, também conhecido como harpia. Ele é capaz de capturar macacos, preguiças e até filhotes de veado.

 

A ave mais veloz que existe é o falcão-peregrino, que é capaz de atingir incríveis 360 quilômetros em queda livre.

 

Os filhotes do urso cinzento nascem com meio quilo, mas, no breve período de um ano, atingem facilmente os 90 quilos.

 

A girafa é o animal mais alto do mundo. A girafinha já nasce com incríveis 2 metros (estatura maior que a de um homem). Como as mamães-girafa não se deitam para dar à luz, os bebês sempre caem de uma altura de dois metros e meio.

 

O mamífero mais rápido do planeta é o guepardo. Ele pode correr até 100 quilômetros por hora. Alguns indivíduos pode chegar a inacreditáveis 120 quilômetros por hora .

 

O mamífero mais lento que existe é a preguiça.

 

O que mergulha mais fundo é a cachalote, uma espécie de cetáceo. Acredita-se que as cachalotes sejam capazes de mergulhar até 3 000 metros atrás de alimentos. O mergulho pode durar até 90 minutos.

 

Num único ano, a andorinha-do-mar-ártica é capaz de voar 80 mil quilômetros, o que equivale a três viagens de ida e volta à Lua.

 

A baleia-azul é o animal mais comilão. Um único exemplar é capaz de comer 4 toneladas de krill por dia, o que equivale ao peso médio de um elefante africano adulto.

 

Dos mamíferos, o que possui a mordida mais forte é a hiena. Uma mordida de uma hiena é capaz de esmagar os ossos das vítimas. Aliás, a hiena possui um sistema gástrico que permite a digestão de ossos.

 

O maior roedor do mundo é um bicho bastante conhecido dos brasileiros: a capivara.

 

A maior serpente do mundo é a piton-real, que chega a medir até 10 metros.

 

Os morcegos não tem uma visão aguçada, mas ouvem muitíssimo bem. Quando guincham, eles emitem ondas que funcionam como um radar sonoro que ajudam a localizar suas presas em plena escuridão.

 

O elefante-marinho é um verdadeiro senhor do harém. Um único elefante-marinho macho pode ter até 40 fêmeas no seu harém.

 

A vida sexual do hamster começa aos 45 dias (isso mesmo: dias!) de idade. O macho é capaz de copular com seis fêmeas num único dia.

 

O pequeno rato-marsupial da Austrália chega a transar até 12 horas seguidas. Ele produz tanta testosterona que ela prejudica seu sistema imunológico, levando-o à morte cerca de 10 dias após o acasalamento.

 

O cio da fêmea do chimpanzé dura 34 dias. Nesse período, ela transa cerca de mil vezes. Detalhe: com vários machos.

 

A mosca-das-frutas é o animal com maior espermatozoide. A mosca tem apenas 3 milímetros de comprimento, mas o seu espermatozoide chega a medir 5,8 centímetros. É como se o espermatozoide de um homem de estatura mediana medisse 33 metros.

 

O invertebrado que bota mais ovos é a ostra gigante. Uma única ostra pode botar até 500 milhões de ovos numa única desova.

 

Já o vertebrado com mais ovos é o peixe-lua. Uma fêmea pode produzir cerca de 300 milhões de ovos durante o período de desova.

 

O animal que levanta a carga mais pesada em relação à sua massa é o ácaro da espécie Archegozetes longisetosus. Um ácaro pode carregar até 1 180 vezes o seu próprio peso.

 

O perfume do binturongue, uma espécie de civeta, tem um odor parecido com o cheiro de pipoca.

 

Baratas podem se arrastar dezenas de metros mesmo com as vísceras expostas depois de uma chinelada. Mas se o único mal for uma pata arrancada, ela pode recuperá-la em poucos dias.

 

O mamífero terrestre mais pesado é o elefante africano. Um macho adulto pode pesar nada mais nada menos que 7 toneladas.

 

O animal que vive mais tempo é a esponja da espécie Scolymastra joubini, que pode viver até 10 mil anos.

 

Os cientistas suspeitam que os pombos se orientam pelo campo magnético da Terra, e que são capazes de enxergar espectros de outravioleta e infravermelho.

 

O recordista de voo em altura é o abutre-manchado. Um exemplar colidiu com um avião na costa da África em 1 974 a uma altura de 11 mil metros.

 

O mais venenoso de todos os animais é a vespa-do-mar, um animal da família das medusas. Uma única vespa-do-mar contém toxinas suficientes para matar 60 homens.

 

A formiga mais perigosa do mundo é a formiga de fogo. Sua picada pode causar fortes reações alérgicas na pessoa, podendo levá-la à morte.

 

O maior saltador do reino animal é a pulga. Ela é capaz de saltar 200 vezes o comprimento do seu corpo.

 

Share: