Embora pequeno, o mosquito é um dos animais mais perigosos do planeta. Transmite doenças como a malária, dengue, Chikungunya, zika e febre amarela, entre outras. Acompanhe aqui algumas curiosidades sobre esses nefastos insetos.

 

A palavra mosquito vêm do latim “musca” e pernilongo é uma referência às longas pernas do inseto. No Brasil, eles também são conhecidos por nomes como muriçoca e carapanã. O detalhe é que em diversas partes do país, mosquito é uma palavra usada para se referir a pequenas moscas (as drosófilas) e pernilongo para o mosquito propriamente dito.

 

Os mosquitos são insetos da ordem Diptera e da sub-ordem Nematocera (dos insetos com antenas longas com vários segmentos). São divididos em oito famílias, sendo o Aedes Aegypti da família Culicidae.

 

Registros fósseis da ordem Diptera provaram que esses insetos são mais muito antigos do que a própria humanidade. Eles já existiam há 225 milhões de anos (e provavelmente devem ter picado vários animais pré-históricos).

 

Entre as características dos mosquitos, podemos citar as seguintes: antenas longas, pernas alongadas e duas asas com capacidade de realizar em torno de mil movimentos por segundo. Possuem também uma tromba (proboscis) para sugar o alimento. Os machos se alimentam de sumos vegetais e as fêmeas de sangue. Algumas espécies transmitem doenças como encefalite, febre amarela, malária, dengue, zika, febre do Nilo, chikungunia…

 

Mosquitos são insetos pequenos, com tamanhos que raramente ultrapassam os 15 milímetros. As fêmeas são na grande maioria das… CONTINUE A LEITURA

Share: