Os escorpiões são responsáveis por milhares de acidentes todos os anos no Brasil. Mas qual o tipo de escorpião mais comum por aqui? O que acontece quando uma pessoa é picada por um desses animais? Veja aqui algumas informações importantes e curiosidades sobre os escorpiões.

 

O escorpião é um artrópode quelicerado, pertencente ao filo Arthropoda, classe Arachnida (por terem quatro pares de patas) e ordem Scorpiones. A palavra escorpião veio do latim scorpio/scorpionis. Em algumas regiões do Brasil, o escorpião é chamado de lacrau.

 

O filo dos artrópodes inclui, além dos escorpiões, animais como os carrapatos, os opiliões, os ácaros e as aranhas. Existem 60 mil espécies de artrópodes da classe dos aracnídeos.

 

Existem por volta de 1.500 espécies de escorpiões em todo o mundo. Alguns, porém, afirmam que esse número é bem maior, chegando a 2.000.

 

As espécies menores medem cerca de 2 centímetros e as maiores – acredite se quiser – quase 20 centímetros.

 

Os escorpiões existem há pelo menos 400 milhões de anos. É difícil de acreditar, mas eles conviveram com os dinossauros.

 

Um dos mais primitivos e fantásticos parentes do escorpião é o pterygotus, que viveu no Paleozóico, há cerca de 400 milhões de anos. Alguns fósseis são do tamanho de um homem de 1,80 metros – prova de que eram animais gigantescos.

 

Das 1.500 espécies de escorpiões, apenas 20 são venenosas. Das 160 que vivem no Brasil, os venenosos não chegam a 4.

 

Escorpiões venenosos mais comuns no Brasil: Tityus serrulatus (escorpião amarelo), Tityus bahiensis (escorpião marrom)… CONTINUE A LEITURA

Share: