Os rinocerontes são os maiores animais terrestres depois dos elefantes e hipopótamos. Infelizmente, são também os mais visados pela caça ilegal. Centenas de rinocerontes são mortos todos os anos para retirar o chifre. Confira algumas curiosidades sobre esse animal fantástico, bem como as consequências do contrabando dos seus chifres nos tópicos que nós preparamos para vocês.

 

Os rinocerontes são animais da ordem dos perissodáctilos. Os perissodáctilos são mamíferos ungulados com um número ímpar de dedos nas patas. O dedo médio é maior que os outros. O estômago é mais simples, apesar de serem herbívoros. São em grande parte animais adaptados para a corrida, como o cavalo.

 

Existem diversas espécies de rinocerontes, algumas com dois e outras com apenas um chifre. Elas estão distribuídas pela África e Ásia.

 

Embora sejam animais de hábitos solitários, os rinocerontes costumam formar pequenos núcleos.

 

A gestação dura 16 meses. Os filhotes nascem com 25 quilos e mamam até os dois anos de idade. Eles permanecem com a mãe até os cinco anos.

 

Quando um filhote é ameaçado por um predador, os rinocerontes adultos fazer um círculo em volta dele para protegê-lo.

 

Os rinocerontes possuem audição e olfato super desenvolvidos, mas visão um pouco precária. Para chegar perto de um animal desses sem ser atacado, só mesmo em absoluto silêncio e caminhando contra o vento.

 

Os machos de algumas espécies podem chegar aos 4 metros de comprimento e pesar até 3,5 toneladas. Apesar do tamanho, são animais bastante velozes.

 

Os chifres dos rinocerontes não são chifres, mas pelos queratinizados, que formam várias camadas uns sobre os outros e endurecem.

 

Acredite se quiser, mas os chifres do rinoceronte nunca param de crescer.

 

Considerados afrodisíacos e constituídos de poder medicinal na Ásia (dizem que cura até o câncer), os chifres dos rinocerontes são retirados e… CONTINUE A LEITURA

Share: