Você sabe qual o maior mamífero do mundo? E qual o menor mamífero? E o mais alto, você sabe qual é? Descubra nos tópicos seguintes as curiosidades e recordes que nós selecionamos sobre a classe dos mamíferos.

 

O maior mamífero do mundo (e que, na verdade, é também um dos maiores seres vivos do planeta) é a baleia-azul, com 30 metros de comprimento e cerca de 90 toneladas de peso.

 

O menor mamífero é o musaranho, com apenas 10 centímetros. Quando nasce, ele é menor do que uma abelha. Detalhe: o musaranho é também o animal de metabolismo mais rápido.

 

O mais alto é a girafa. Um animal adulto pode medir de 5,5 a 6 metros de altura.

 

O de vida mais longa é “mamífero-humano”. Um homem pode viver até 110 anos. O segundo lugar pertence ao elefante asiático, com 78 anos.

 

O mamífero mais lento do planeta é a preguiça. Ela se move a uma velocidade de 2,2 metros por hora.

 

Também conhecido como cheeta, o guepardo é o felino mais rápido do planeta. Consegue se locomover a 100 quilômetros por hora sem problemas. O detalhe é que ele não costuma se deslocar a grandes distâncias.

 

O mamífero mais fedorento do mundo é o diabo-da-Tasmânia (ele mesmo, o Taz). Em segundo lugar, vem o gambá e em terceiro, as hienas.

 

O diabo-da-Tasmânia é também o mais feroz. Não foi à toa que ele inspirou o personagem Taz da turma do Pernalonga.

 

O mais nojento deve ser a hiena. Você sabia que elas comem excrementos? Pois é, elas costumam comer excrementos de gazelas e gnus.

 

A hiena é também o mamífero com a mordida mais forte. Uma mordida de uma hiena é capaz de esmagar os ossos das vítimas. Aliás, a hiena possui um sistema gástrico que permite a digestão de ossos. A segunda mordida mais forte é a da onça-pintada.

 

A baleia-azul é o mais comilão. Um único exemplar é capaz de comer 4 toneladas de krill – uma espécie de crustáceo parecida com o camarão – por dia, o que equivale ao peso médio de um elefante africano adulto.

 

O título de mais barulhento vai para a baleia-azul, que é capaz de emitir sons tão ruidosos quanto os de um avião a jato.

 

É difícil afirmar qual é o mais silencioso, mas o maior candidato é a girafa. Ela emite grunhidos tão baixos (mais comuns na época do acasalamento) que, durante muito tempo, pensou-se ser um animal mudo.

 

Depois dos humanos, os mamíferos mais inteligentes são os golfinhos.

 

Um dos mais preguiçosos é o leão, que chega a dormir até 20 horas por dia.

 

Tirando os humanos, o elefante é o maior candidato a título de memória mais aguçada. Um elefante é capaz de lembrar de um evento ou de um tratador anos depois.

 

O maior roedor do mundo é a brasileiríssima capivara.

 

O mamífero com a gestação mais longa é o elefante, que dura 22 meses.

 

Já o de gestação mais breve é a do bandicut, um marsupial de nariz curto. Ela dura apenas 12 dias.

 

O recorde de maior filhote é da baleia-azul. Ao nascer, o filhote pesa “apenas” 200 quilos.

 

Um elefantinho vem ao mundo pesando cerca de 100 quilos.

 

Os bebês de algumas espécies de baleias chegam a mamar 500 litros de leite num só dia.

 

Os filhotes do urso cinzento costumam nascer com meio quilo, mas podem facilmente atingir os 90 quilos no curto período de um ano.

 

A girafinha já nasce com uma altura impressionante: até 2 metros. Como as mamães-girafas não se deitam para dar à luz, o bebê acaba despencando de uma altura de dois metros e meio.

 

O maior mamífero do Brasil é a anta. Quando adulta, ela pode pesar 300 quilos e alcançar 1 metro de altura.

Share: