Os gatos pertencem à classe dos mamíferos e família dos felinos. Entre os felinos mais conhecidos estão o leão, o tigre, a onça-pintada e o leopardo. Descubra nas linhas a seguir algumas curiosidades – algumas totalmente desconhecidas, com certeza – sobre o seu bichano. Algumas são muito interessantes.

 

Existem mais de 100 raças de gatos, as mais conhecidas são: abíssinio, sphinx, angorá, persa, himalaio, siamês, pelo curto brasileiro e pelo curto americano.

 

O ancestral mais remoto do gato se chamava miacis (uma criatura que vivia em árvores), uma espécie do Paleoceno, que viveu há cerca de 40/50 milhões de anos.

 

Os primeiros indícios de domesticação dos gatos datam de 9.500 atrás, mas estudiosos afirmam que ela talvez seja ainda mais antiga.

 

Os gatos eram considerados animais sagrados no antigo Egito. Bastet, a deusa da fertilidade e da felicidade tinha cabeça de gato.

 

A exportação de gatos era proibida no Egito antigo e o contrabando do animal podia ser punido com a pena de morte.

 

Os antigos persas acreditavam que ao maltratar um gato preto podíamos estar maltratando um espírito amigo.

 

Na Idade Média, os gatos pretos eram vistos como bruxas transformadas em animais. Eles chegaram a ser perseguidos pela Inquisição.

 

Dando ou não azar, os gatos pretos provocam mais alergias nos humanos do que os brancos e de outras cores. Isso porque os pelos pretos contém maior número de substâncias alergênicas.

 

No antigo Sião – atual Tailândia –, os gatos eram presenteados como forma de honrar uma pessoa.

 

Os gatos possuem mais ossos do que os seres humanos. Enquanto uma pessoa possui 206 ossos, um gato possui 245.

 

Os gatos possuem cinco vértebras a mais que os humanos.

 

Cerca de 10% dos ossos do gato se encontram na cauda. O motivo é simples: é a cauda a responsável pelo equilíbrio do animal.

 

Enquanto os cães possuem 42 dentes, os gatos possuem 30. Os dentes de leite do gato dão lugar aos permanentes aos sete meses de idade.

 

Acredite, o gato é capaz de pular cinco vezes a sua própria altura.

 

Cinquenta quilômetros por hora, essa é a velocidade que pode atingir um gato doméstico.

 

A propósito, enquanto um humano ouve até 20 khz, um gato ouve até 65 khz.

 

Os gatos possuem 32 músculos apenas para controlar as orelhas. Elas podem girar até 180 graus e de modo diferente.

 

À noite, os gatos enxergam seis vezes melhor do que um ser humano. Para enxergar, eles necessitam de 1/6 da… CONTINUE A LEITURA

Share: