Desprovido de dentes, o tamanduá é um dos animais mais exóticos da fauna sul-americana. Mas você sabia que ele é capaz de matar um homem com seu famoso abraço? Siga as linhas abaixo e veja algumas curiosidades sobre esse simpático e ao mesmo tempo perigoso mamífero.

 

O tamanduá é um mamífero da ordem Xenartra. A maioria dos representantes dessa ordem vive no continente americano. Tratam-se de animais desdentados ou que possuem dentição incompleta, como o tamanduá, o tamanduaí e a preguiça (detalhe: eles são também chamados de edentados). Outra característica comum são as garras acentuadas, que parecem dedos.

 

O tamanduá é um animal totalmente desprovido de dentes. Ele utiliza a sua língua comprida para capturar formigas e cupins, dois dos seus insetos favoritos.

 

Tamanduás costumam caminhar cerca de 1,5 quilômetro por dia em busca de comida.

 

Um tamanduá-bandeira adulto come aproximadamente 30 mil insetos por dia.

 

Em cativeiro, ele é alimentado por uma espécie de papa que possui entre os ingredientes leite de soja, ovos cozidos, carne moída e ração de cachorro.

 

Quando se sentem ameaçados, os tamanduás ficam em pé sobre as duas patas traseiras e “abrem os braços” para se defenderem. Com suas garras enormes e afiadas ele abraça o agressor, ferindo-o gravemente. Veio daí a expressão “abraço de tamanduá”, usada para se referir ao abraço de um inimigo.

 

Tamanduás podem matar pessoas. A aparência inofensiva e o jeitão pacato desse animal escondem garras poderosas, que podem rasgar a pele ou mesmo perfurar alguma veia importante do corpo. Casos de pessoas mortas por… CONTINUE A LEITURA

Share: