Pierre-Auguste Renoir nasceu na cidade francesa de Limonges, em 1841, e faleceu em Cagnes-sur-Mer, também na França, em 1919. Foi um dos principais pintores do movimento impressionista, que mudou para sempre a história da arte. Percorra as linhas a seguir e descubra algumas curiosidades sobre a sua vida e seu legado.

 

Renoir é pai do cineasta francês Jean Renoir (1894-1979), famoso por filmes como A Regra do Jogo, A Grande Ilusão e A Besta Humana.

 

Nem todos os seus admiradores sabem, mas Renoir possuía um grande talento para o canto. Chegou a frequentar aulas de música, mas teve que abandoná-las em virtude da situação financeira precária da família.

 

Frequentou a escola de belas artes, onde conheceu talentos como Claude Monet e Alfred Sisley, mas novamente em virtude da sua situação financeira precária, tinha dificuldade até para comprar tintas.

 

Pintou várias paisagens, mas sua obra é conhecida por retratar a vida social urbana. Seu quadro mais famoso é Le Moulin de la Galette.

 

Amigos quase inseparáveis, Claude Monet e Auguste Renoir chegaram a pintar juntos. E foi em parceria com pintores como Éduard Manet, Edgar Degas e Camille Pissarro, entre outros, que fundaram o movimento que mais tarde seria chamado de Impressionismo.

 

Entre as principais características da pintura impressionista estão as figuras sem contornos nítidos, pinceladas fortes e a grande preocupação com as… CONTINUE A LEITURA

Share: