Percorra as linhas abaixo e descubra algumas informações, além de fatos curiosos, sobre o escritor Érico Veríssimo. Você sabia, por exemplo, que ele já deu aulas de inglês? Sabia que também já trabalhou como farmacêutico? Confira.

 

Érico Lopes Veríssimo nasceu na cidade gaúcha de Cruz Alta, em 1905.

 

Gênio precoce, aos 13 anos de idade, ele já lia autores consagrados como Émile Zola, Fiódor Dostoievsky, Walter Scott e Aluísio Azevedo.

 

Durante a juventude, trabalhou dando aulas de literatura e inglês. Também exerceu durante um bom tempo a função de farmacêutico.

 

Em Porto Alegre, foi contratado como secretário de redação da Revista do Globo, uma publicação mantida pela Livraria do Globo, que daria origem à Editora Globo. Detalhe: a editora Globo de Porto Alegre foi comprada pela carioca RGE e hoje faz parte do mesmo grupo da “Vênus Platinada”.

 

Em virtude da censura imposta pelo Estado Novo, muda-se para os Estados Unidos, onde leciona Literatura e História do Brasil em Oakland, na California.

 

Iniciou a carreira literária aos 24 anos de idade, quando passou a escrever para jornais e revistas. Sua estreia na literatura se deu na coletânea de contos Fantoches. O primeiro romance foi Clarissa.

 

A obra de Érico Veríssimo é dividida em três grupos: romance urbano, romance histórico e romance político. O claro exemplo de romance histórico é O Tempo e o Vento, em que narra a saga de famílias pioneiras do Rio Grande do Sul.

 

Entre seus romances mais famosos estão O Tempo e o Vento, Olhais os Lírios do Campo, Música ao Longe, Clarissa e… CONTINUE A LEITURA

Share: