Mário de Andrade é nacionalmente conhecido como poeta e escritor. É também um dos nomes mais lembrados quando se fala na Semana de Arte Moderna de 1922. Mas ele foi muito mais do que isso. Descubra nos tópicos a seguir algumas curiosidades sobre sua vida e sua obra.

 

O musicólogo, poeta, romancista, crítico de arte, ensaísta e professor universitário Mário de Andrade nasceu na cidade de São Paulo em 09 de outubro de 1893 e morreu em 25 de fevereiro de 1945, vítima de um enfarte do miocárdio.

 

O nome completo de Mário de Andrade era Mário Raul de Morais Andrade.

 

Mário era especialista em etnomusicologia, um ramo da ciência que estuda a música em seu contexto cultural. Ele estudava e catalogava ritmos musicais indígenas e folclóricos. Chegou a publicar diversos trabalhos sobre música popular.

 

Como diretor do Departamento de Cultura da cidade de São Paulo, ajudou a criar um acervo vastíssimo sobre a cultura popular brasileira. Costumava viajar pelo interior do país com o objetivo de ampliar esse acervo. O conhecimento adquirido durante as pesquisas foi de grande utilidade na criação de seu mais famoso personagem: Macunaíma.

 

Fundou a Discoteca Pública do Estado de São Paulo, com um raro acervo de gravações de músicas populares e folclóricas. Esse acervo é atualmente mantido para consulta pública no Centro Cultural São Paulo, no bairro do Paraíso.

 

Chamado Há uma Gota de Sangue em Cada Poema, o seu primeiro livro de poemas foi publicado com o pseudônimo de Mário Sobral.

 

O romance mais famoso de Mário de Andrade foi Macunaíma. O mais famoso trabalho em poesia foi Pauliceia Desvairada. Seus livros de poesia mais conhecidos são… CONTINUE A LEITURA

Share: