Cem Anos de Solidão, obra do escritor Gabriel García Márquez, é considerado um dos mais importantes livros de língua espanhola escritos até hoje. Mas quem foi García Márquez? Descubra nas linhas abaixo curiosidades sobre sua biografia e sua obra, algumas bem interessantes.

 

O nome completo do escritor colombiano Gabriel García Márquez era Gabriel José García Marquéz.

 

Gabriel García Márquez nasceu na cidade de Aracataca, no departamento, o equivalente a estado, colombiano de Magdalena, no dia 06 de março de 1927.

 

No total, seus pais tiveram 11 filhos.

 

Até os 8 anos ele foi criado pelos avós maternos, só passando a viver com os pais a partir dessa idade. As histórias contadas pelos avós tiveram forte influência na literatura de Gabriel García Márquez.

 

O apelido do escritor era Gabo.

 

Gabriel García Márquez pensou em estudar direito e ciências políticas em Bogotá, capital da Colômbia, mas acabou abandonando a universidade.

 

Trabalhou como correspondente estrangeiro na Europa e nos Estados Unidos, onde foi investigado pela CIA por suspeitas de envolvimento com o líder cubano Fidel Castro.

 

Gabriel García Márquez foi o primeiro crítico de cinema da Colômbia, na época em que trabalhou no periódico El Espectador.

 

Descobriu a sua “veia” literária quando leu A Metamorfose, de Franz Kafka, que o deixou muito impressionado. Dizem, no entanto, que a sua principal influência literária foi… CONTINUE A LEITURA

Share: