Pablo Picasso (imagem acima), o gênio espanhol da pintura, começou a pintar antes de aprender a andar. Ao contrário dele, outros gênios começaram a mostrar seus talentos um pouco mais tarde. Mesmo assim, não deixaram de ser precoces. Veja nas próximas linhas uma relação de atores, pintores, músicos e outros gênios das artes que mostraram talento na infância e início da adolescência.
Foi com a idade de dois anos que Judy Garland iniciou a carreira de atriz.
Diego Rivera, o famoso muralista mexicano, começou a desenhar aos três anos de idade. Ele ganhou um ateliê de seu pai antes mesmo de aprender a ler.
Mozart já tocava e compunha pequenas peças aos quatro anos. Com cinco, deu seu primeiro concerto público.
O ator e bailarino Fred Astaire começou a estudar dança aos quatro anos e, aos sete, já se apresentava com Adele, sua irmã.
Com a idade de seis anos, o poeta e escritor argentino Jorge Luis Borges já lia os grandes clássicos da literatura. Aos nove, traduziu O Princípe Feliz, de Oscar Wilde, para o espanhol.
Shirley Temple começou a atuar no cinema com a idade de seis anos. A popularidade da atriz nascida nos Estados Unidos foi tão grande que os fabricantes de brinquedos venderam seis milhões de bonecas com seus cabelos cacheados.
O escritor norte-americano Stephen King, famoso por obras como O Iluminado, escreveu seu primeiro conto aos sete anos.
Foi aos sete anos que o compositor russo Sergei Prokofiev compôs a ópera Os Gigantes. Detalhe: Prokofiev utilizou apenas as teclas brancas do piano.
The Autobiography of a Wolf, de William S. Burroughs, foi uma história escrita quando ele tinha oito anos.
O compositor Franz Liszt começou a compor aos oito anos e aos nove fez sua primeira apresentação.
Haendel aprendeu a tocar sozinho um instrumento chamado clavicórdio aos oito anos de idade. Aos 11 anos, já tocava órgão, violino e oboé. Aos 18, alcançou sucesso com a ópera Nero e Almira.
Joan Miró, que desenhava desde os oito anos de idade, começou a estudar arte aos 14. Aos 19 anos realizou sua primeira exposição.
O violinista e compositor italiano Niccolo Paganini fez sua primeira aparição pública aos nove anos de idade e sua primeira excursão aos 13.
Cândido Portinari, um dos maiores artistas que o Brasil já teve, era um garoto de nove anos quando ajudou um grupo de pintores na decoração da igreja Matriz de sua cidade, Brodowski. Nessa época, Portinari já mostrava seu talento para a arte.
Foi aos nove anos de idade que a poetisa brasileira Cecília Meireles começou a escrever poesia.
Brahms, compositor nascido onde hoje é a Alemanha, fez seu primeiro concerto público aos dez anos.
Com dez anos de idade Orson Welles dirigiu e protagonizou sua primeira produção no teatro, a peça Dr. Jeckyll and Mr. Hyde, adaptada por ele mesmo. Cidadão Kane, considerado um dos melhores filmes de todos os tempos, foi realizado quando o cineasta norte-americano ainda era um jovem de 25 anos.
A primeira composição de Cole Porter, uma valsa, foi composta quanto ele tinha dez anos de idade.
O pintor brasileiro Pedro Américo foi contratado como ilustrador da expedição do naturalista francês Louis Jacques Brunet aos 11 anos de idade.
Com 12 anos, Steven Spielberg (cineasta norte-americano que mais tarde se consagraria com filmes como Tubarão, A Lista de Schindler e outros) filmou seu primeiro curta-metragem.
Sidney Sheldon, escritor e roteirista de cinema e TV, sempre gostou de escrever peças de teatro. Sua primeira peça foi escrita quando ele tinha a idade de 12 anos.
Foi aos 13 anos de idade que Louis Armstrong começou a tocar trompete. Aos 18 anos, Armstrong já tocava em orquestras.
O alemão Albrecht Dürer pintou seu primeiro auto-retrato aos 13 anos de idade.
Foi com a idade de 13 anos que Menotti del Picchia editou um jornalzinho e nele publicou suas primeiras produções literárias.
O escritor Fernando Sabino publicou seu primeiro trabalho, uma história policial, com a idade de 13 anos. Os Grilos não Cantam, seu primeiro livro, foi publicado quando ele tinha 18 anos.
Camille Claudel, uma das mais renomadas escultoras francesas, também contava 13 anos quando começou a esculpir.
A poetisa Cora Coralina escreveu seus primeiros contos e poemas aos 14 anos.
Criador do Sítio do Pica-pau Amarelo, o escritor Monteiro Lobato publicou sua primeira crônica quando contava 14 anos de idade.
Com 14 anos de idade, o músico norte-americano Wynton Marsalis tocou com a Filarmônica de Nova Orleans.
Também com 14 anos de idade, Arturo Toscanini já era diretor de orquestra.
O compositor norueguês Edvard Grieg fez suas primeiras composições aos 14 anos.
Também foi aos 14 anos que Dizzy Gillespie, músico de jazz norte-americano, iniciou sua carreira profissional.
O músico Ernesto Nazareth compôs suas primeira música – uma polca em homenagem ao pai – quando ainda era um garoto de 14 anos.
Lygia Fagundes Teles (escritora brasileira que se tornaria conhecida graça a obras como Antes do Baile Verde e Ciranda de Pedra) lançou seu primeiro livro, Porões e Sobrados, aos 15 anos.
Aos 15 anos, o dramaturgo Artur de Azevedo já havia escrito várias peças de teatro.
Com 15 anos, Claude Monet já vendia seus desenhos e caricaturas (na qual era exímio) nas ruas.
Augusto dos Anjos, poeta nascido no Brasil, publicou seu primeiro soneto quando também estava na casa dos 15 anos de idade.
A escritora sul-africana Nadine Gordimer começou a escrever suas primeiras histórias com 15 anos.
Isaac Asimov escreveu seu primeiro conto aos 15 anos e aos 18 conseguiu vendê-lo para a revista Amazing Stories.
Também foi aos 15 anos que Irving Wallace escreveu seus primeiros textos e artigos para jornais.