Você sabia que o Amazonas é o maior rio em extensão e volume d’água do mundo? Sabia também que sua largura pode chegar a 50 quilômetros em alguns trechos? Veja as curiosidades, fatos inusitados e números extraordinários sobre o Amazonas nas linhas a seguir.

 

Até recentemente, acreditava-se que o Nilo era o mais extenso rio do mundo. Uma pesquisa feita por um grupo de cientistas em 2000 apurou, no entanto, ser o Amazonas maior do que o rio africano. Ele possui 6 850 quilômetros de extensão, 60 quilômetros a mais que o Nilo.

 

O Amazonas não é só o maior em extensão, como é em volume d´água. Basta menos de 1 minuto de vazão para que ele consiga saciar a sede de toda a humanidade.

 

O rio Amazonas foi descoberto em 1500 pelo navegador espanhol Vicente Yañes Pinzón, que chegou a batizá-lo de Mar Dulce. Trinta e dois anos depois foi rebatizado como Amazonas pelo também espanhol Francisco Orellana, o primeiro a percorrer todo o curso do rio.

 

Antes de se tornar conhecido como Amazonas, o maior rio brasileiro era chamado pelos indígenas de rio Icamiabas. O detalhe é que Icamiabas designava as mulheres que viviam sem homens, como as míticas amazonas.

 

O rio nasce na Cordilheira dos Andes, mais propriamente na quebrada Carhuasanta, nas proximidades do vulcão Nevado Mismi. A nascente fica a cerca de 5.000 metros de altitude, numa região fria e inóspita que em nada lembra a… CONTINUE A LEITURA

Share: