Percorra as próximas linhas e conheça 21 curiosidades sobre a vida e as manias do imperador Dom Pedro II. Você sabia, por exemplo, que ele foi coroado imperador quando ainda era um adolescente imberbe?

 

Dom Pedro II nasceu em 2 de dezembro de 1825 e faleceu em 5 de dezembro de 1891, aos 66 anos.

 

Pedro não tinha lembrança alguma de sua mãe, que faleceu quando ele tinha dois anos. Acredita-se que a imperatriz Leopoldina tenha falecido em virtude de uma septicemia poucos dias após dar a luz um bebê natimorto.

 

Com a morte da imperatriz Leopoldina, ficou aos cuidados de sua ama-de-leite, a suíça Marianna Carlota de Verna Magalhães, a quem chamava de Dadama.

 

Dom Pedro era filho do imperador Dom Pedro I com sua primeira esposa, a imperatriz Leopoldina, da Áustria.

 

Seu nome completo era Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Bragança e Bourbon.

 

Ele foi coroado imperador em 7 de abril de 1831. Detalhe: Pedro nem tinha completado 14 anos naquela ocasião, era praticamente uma criança.

 

As pedras preciosas de sua coroa eram praticamente as mesmas da coroa de Dom Pedro I, seu pai. A coroa pesava 1,7 quilo e era enfeitada com 639 brilhantes de Minas Gerais e 77 pérolas.

 

Dom Pedro teve quatro filhos: Afonso Pedro, Pedro Afonso, Isabel e Leopoldina. Apenas as mulheres chegaram à idade adulta. Afonso Pedro faleceu aos dois anos de idade, e Pedro Afonso, com apenas um ano.

 

Você sabia que além de conhecer Graham Bell, o inventor do telefone, Dom Pedro foi amigo de Richard Wagner, Louis Pasteur e Jean-Martin Charcot?

 

Reza uma lenda que ele era tão famoso que chegou a receber em torno de 4 mil votos durante as eleições de 1877… para presidente dos Estados Unidos!

 

Dom Pedro gostava muito de viajar. Em certa ocasião, passou 1 ano e meio visitando o Oriente Médio (não era sem motivos, portanto, que os jornalistas da época diziam que ele tinha a “doença da mala”).

 

A imagem do imperador sisudo e politicamente correto pouco correspondia com a realidade. Pois Dom Pedro abalava corações, chegando a ter relações extraconjugais com mulheres como Luísa Margarida de Barros Portugal, a condessa de Barral. Consta que esse relacionamento tenha durado mais de 30 anos.

 

A ópera O Guarani, do compositor Carlos Gomes, estreou no Brasil durante os festejos pelos 45 anos de Dom Pedro II.

 

Dizem que Dom Pedro II era fanático por sorvete de pitanga.

 

Dom Pedro II e família costumavam passar os verões na cidade serrana de Petrópolis. Às vezes, permaneciam lá durante cinco meses.

 

Consta que nunca pediu aumento de salário, nem acumulou riquezas. Tanto que é que quanto morreu, deixou dívidas.

 

Nenhum governante brasileiro, nem mesmo o ex-presidente Getúlio Vargas, permaneceu tanto tempo no poder. Dom Pedro II governo de 1841 a 1889, ou seja, permaneceu quase 50 anos como mandatário do país.

 

A princesa Isabel foi regente três vezes, todas durante a ausência do pai. Foi numa dessas ocasiões que assinou a Lei Áurea, que abolia a escravidão no Brasil.

 

Caso a República não tivesse sido proclamada, Dom Pedro seria sucedido por sua filha Isabel, que receberia o título de Sua Majestade, Isabel I.

 

O governo de Dom Pedro II tinha ampla aceitação entre o povo na época da Proclamação da República (dizem que tinha 90% de aprovação popular).

 

Dizem que em seu exílio, costumava caminhar por Paris com um saco com areia de Copacabana no bolso. Dizem também que foi enterrado com esse mesmo saquinho de areia que tanto lembrava a sua terra natal.

 

Os corpos de Dom Pedro II, sua esposa Teresa Cristina e da princesa Isabel encontram-se atualmente no Mausoléu Imperial na Catedral de São Pedro de Alcântara, na cidade de Petrópolis, estado do Rio de Janeiro.

 

Fonte: Wikipédia, Guia dos Curiosos, Aventura na História.

 

Share: