O Mato Grosso do Sul é um dos estados menos populosos do Brasil. É também um dos estados com menor número de habitantes por quilômetro quadrado. Mas você sabia que ele possui uma expressiva comunidade indígena? Veja a seguir algumas curiosidade sobre o Mato Grosso do Sul, um estado surgido há menos de 50 anos.

 

Dos 78 municípios do estado, apenas 23 possuem população superior a 20 mil habitantes (dados de 2015).

 

As cidades mais populosas do Mato Grosso do Sul são Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã.

 

A capital e cidade mais populosa é Campo Grande, com 853.622 habitantes em 2015.

 

Em torno de 30% da população nasceu fora do estado. Ele recebeu ao longo das últimas décadas imigrantes oriundos de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e outras unidades federativas. É também considerável a quantidade de imigrantes paraguaios.

 

Com mais de 50 mil indivíduos, o Mato Grosso do Sul possui a quarta maior população indígena do Brasil (as maiores populações estão no Amazonas, Bahia e São Paulo).

 

A economia do estado é baseada principalmente no setor agropecuário. Existem várias fazendas de criação de gado. Seu rebanho bovino é o segundo maior do país.

 

Mais da metade do estado é coberta pelo Pantanal. As altitudes inferiores a 100 metros transformaram a região pantaneira na maior planície alagadiça do planeta. As cheias atingem 80% da sua área.

 

O Pantanal possui mais peixes do que todos os rios da Europa juntos. Além das 325 espécies de peixes, ele abriga 159 de mamíferos, 98 de répteis e… CONTINUE A LEITURA

Share: