Você sabia que Goiás e Tocantins formaram um único estado no passado? Sabia que Goiânia, a capital de Goiás, fica pertinho de Brasília? Saiba mais e descubra algumas curiosidades sobre esse magnífico estado brasileiro nas linhas a seguir. Algumas são muito interessantes.

 

Não se sabe ao certo de onde veio o nome Goiás. Acredita-se, no entanto, que tenha se originado da tribo dos goyazes, antigos habitantes da região.

 

Goiás é o nono estado mais rico do país, além do mais populoso do Centro-Oeste.

 

O estado é banhado por três importantes bacias hidrográficas: Bacia do Paraná, Bacia do Tocantins e Bacia do São Francisco.

 

Você sabia que Goiás e Tocantins formaram um único estado no passado? A emancipação de Tocantins ocorreu em 1988.

 

A capital do estado de Goiás é Goiânia.

 

O que mais chama a atenção dos turistas que visitam Goiânia (principalmente os que vivem em regiões mais montanhosas como a Serra Fluminense, a Serra Gaúcha e a Grande São Paulo, cabe aqui salientar) é a geografia plana da cidade.

 

A região metropolitana de Goiânia possui em torno de 2 milhões de habitantes e inclui as cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Inhumas, Senador Canedo e Bela Vista de Goiás entre outras.

 

Goiânia fica a cerca de 200 quilômetros de outra importante região metropolitana brasileira: Brasília. Juntas as cidades entre a capital nacional e a capital de Goiás, abrigam quase 5 milhões de pessoas.

 

Goiânia é uma das 10 capitais com melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país, na frente de metrópoles importantes como o Rio de Janeiro.

 

Goiânia é uma das cidades mais arborizadas do país, ao lado da paranaense Curitiba e da paraibana João Pessoa. É também a capital com maior número de praças.

 

O primeiro centro administrativo (em outras palavras, o primeiro “Palácio do Governo”) de Goiânia funcionou debaixo de uma árvore. A amoreira onde o primeiro administrador municipal despachou existe até hoje no Centro da cidade.

 

A ocupação do território goiano teve início com os bandeirantes provenientes de São Paulo. A primeira cidade do estado foi a Cidade de Goiás, fundada pelo bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, também conhecido como Anhanguera.

 

A Cidade de Goiás – que também é conhecida como Goiás Velho – foi capital do estado até a fundação de Goiânia em 1937.

 

O ar em Goiás é relativamente seco e a vegetação típica do cerrado brasileiro. De maio a setembro predomina a ausência de chuvas e o clima mais ameno, com temperatura média de 23º Celsius na Grande Goiânia.

 

Usado antigamente como ingrediente na produção de sabão, o pequi é a fruta-símbolo do estado de Goiás. Apreciado na culinária local, ele é utilizado no preparo de compotas, sobremesas e pratos salgados. O prato mais famoso é o arroz com pequi.

 

A culinária goiana é extremamente diversificada, recebendo influência de diversas regiões. Entre os seus pratos principais estão o suã com arroz, o peixe na telha, o arroz com pequi e a pamonha.

 

A maior estância hidrotermal do mundo é a cidade goiana de Caldas Novas. Suas águas quentes atraem turistas de praticamente todo o país.

 

Além de Caldas Novas, a região das águas quentes de Goiás inclui ainda as cidades de Jataí e Lagoa Santa. A água que brota do solo em elevadas temperaturas alimenta as duchas, os poços, as piscinas de hotéis e os parques aquáticos locais.

 

A segunda cidade mais rica do estado é a Anápolis, situada a cerca de 50 quilômetros de Goiânia. Seu polo industrial é bastante desenvolvido, com destaque para a indústria farmacêutica.

 

Anápolis é considerada uma das cidades brasileiras com melhor potencial logístico por estar às margens de rodovias e ferrovias que interligam o país de norte a sul. Foi também escolhida como uma das 20 cidades brasileiros do futuro.

 

A cidade goiana de Nova Veneza recebeu esse nome em homenagem à cidade italiana de Veneza. E não é sem motivos. Ela possui um grande contingente de descendentes de italianos.

 

Share: