Você sabia que o plano-piloto de Brasília possui o formato de um avião? Sabia que os brasilienses não elegem prefeito? Sabia também que mais da metade da sua população não nasceu lá? Descubra nas próximas linhas algumas curiosidades e fatos inusitados sobre Brasília, sua origem e sua história.

 

Brasília começou a ser planejada e desenvolvida em 1956.

 

Foram desenhados diversos “planos-pilotos” antes da aprovação do projeto do urbanista Lúcio Costa. No formato de avião, o Plano Piloto de Costa levava em conta o relevo da região e o contorno do Lago Paranoá.

 

Com mais de 2,8 milhões de habitantes, Brasília é a quarta cidade mais populosa do Brasil.

 

Brasília é uma das unidades do Distrito Federal que, vale lembrar, é dividido em regiões administrativas (que equivalem a bairros, vamos assim considerar). As mais conhecidas regiões administrativas são: Gama, Planaltina, Taguatinga, Ceilândia, Sobradinho e Paranoá.

 

Você sabia que os moradores de Brasília não elegem prefeito? Lá, só existe voto para deputado, senador, governador e presidente. Se é assim, quem ocupa o lugar do prefeito? Os administradores regionais escolhidos pelo governador do Distrito Federal.

 

Brasília abriga 124 embaixadas estrangeiras.

 

Os brasilienses também costumam ser chamados pelo apelido de candangos.

 

Em 1956, o governo de Juscelino Kubistchek criou uma empresa chamada Novacap com o objetivo de construir a nova capital do Brasil.

 

As celebrações de inauguração da cidade começaram com uma cerimônia religiosa católica, seguida de discursos, bailes e muita festa. Conta-se que Juscelino Kubistchek chorou durante a missa de inauguração.

 

A inauguração da nova capital foi saudada pelo então… CONTINUE A LEITURA

Share: