O Rio de Janeiro é um dos estados mais ricos e populosos do Brasil. Nele estão localizadas algumas importantes cidades, como o Rio de Janeiro – que é a capital do estado –, Niterói e Volta Redonda. Confira nas próximas linhas os dados, informações e curiosidades que nós selecionamos para você sobre esse importante estado.

 

Na bandeira brasileira, o estado do Rio de Janeiro é representado pela estrela Beta da constelação Cruzeiro do Sul.

 

As pessoas nascidas no estado do Rio de Janeiro são chamadas de fluminenses (do latim “flumen”, que significa “rio”). Como cariocas são conhecidos apenas os que nascem na cidade do Rio de Janeiro.

 

O Rio de Janeiro possui a terceira maior faixa litorânea do Brasil, atrás somente da Bahia e do Maranhão.

 

O Rio de Janeiro é o terceiro estado por número de municípios: 92. Os estados com maior quantidade de municípios são Minas Gerais e São Paulo.

 

As cidades mais populosas do estado são, seguindo a ordem: Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Belford Roxo, Campo de Goytacazes, São João de Meriti, Petrópolis e Volta Redonda.

 

Com 6,5 milhões de habitantes, a capital fluminense é a segunda maior cidade do Brasil. A sua região metropolitana – que engloba cidades como Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu etc – é habitada por 10,7 milhões de pessoas (dados de 2015).

 

O estado do Rio de Janeiro possui 16,3 milhões de habitantes, sendo o terceiro mais populoso do Brasil. Detalhe: mais da metade da população vive na região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro.

 

Um dos estados com maior variedade étnica do Brasil é o Rio De Janeiro. A sua população é constituída por descendentes de asiáticos, índios, negros e europeus. Entre os grupos europeus que para lá imigraram estão portugueses, espanhóis, italianos, alemães, finlandeses, suíços e franceses.

 

A cidade de Campos dos Goytacazes recebeu esse nome em referência aos índios goitacases, que habitavam a região antes da chegada dos primeiros europeus. Campos dos Goytacazes é a maior cidade do interior do Rio de Janeiro.

 

Nova Friburgo é a única cidade brasileira fundada por imigrantes suíços. Ela recebeu esse nome em homenagem à região suíça de Friburgo, de onde vieram os primeiros imigrantes. Detalhe: os suíços foram o segundo grupo europeu a se instalar no estado do Rio de Janeiro depois dos portugueses.

 

Com mais de 1 milhão de habitantes, a cidade de São Gonçalo é a segunda mais populosa do estado do Rio de Janeiro. O nome é uma homenagem ao santo católico de origem portuguesa São Gonçalo do Amarante. Aliás, São Gonçalo do Amarante é o nome de uma das principais cidades do estado do Rio Grande do Norte.

 

Terceira mais populosa cidade do estado, Duque de Caxias foi batizada com o título recebido pelo militar Luís Alves de Lima e Silva. O Duque de Caxias foi… CONTINUE A LEITURA

Share: