Por que o Valentine’s Day não é comemorado em junho, como no Brasil? Ou melhor, por que o Dia dos Namorados não é comemorado em fevereiro pelos brasileiros? Confira a respostas e veja algumas informações curiosas sobre o Valentine’s Days no texto a seguir.

 

A origem do Valentine’s Day é bastante controversa. Alguns historiadores acreditam que venha dos tempos da Roma Antiga, quando se comemorava um festival chamado Lupercalia, que celebrava a fertilidade e marcava o início da primavera no hemisfério norte.

 

Na Lupercalia, os rapazes sorteavam nomes de garotas dentro de uma caixa com vistas a transformá-las em namoradas “temporárias” – ou seja, pelo menos durante o evento. Mas ocorria que muitos casais acabam se apaixonando e se casando de verdade.

 

Com vistas a banir todas as festividades pagãs, a Igreja Católica resolveu transformar a Lupercalia numa festa em homenagem a um dos seus inúmeros santos.

 

O Valentine’s Day começou a ser comemorado no século 5 em homenagem a um mártir católico chamado Valentim. O primeiro dia oficial em homenagem a esse santo foi instituído pelo papa Gelásio em 14 de fevereiro de 496.

 

São Valentim seria um padre de Roma condenado à morte no século 3 pelo imperador Cláudio II por fazer oposição, segundo os relatos, a uma lei que bania os casamentos naquela época por acreditar que homens casados eram piores soldados (a ideia era de que, como não tinham responsabilidades matrimoniais, os solteiros rendiam melhor em batalha). Detalhe: Valentim organizava cerimônias de casamento em segredo.

 

Consta que no dia de sua morte, São Valentim teria escrito uma mensagem de despedida para a sua amada com a seguintes palavras finais: “Your Valentine” (Seu Valentim). Essas são, por sinal, palavras muito comuns nos cartões enviadas aos namorados no Valentine’s Day.

 

O mais interessante nessa história toda é de que não existem provas concretas da existência desse santo. Na verdade, teriam existido três supostos mártires com esse nome. Em 1969, a igreja passou a não mais reconhecer a santidade de Valentim.

 

O Valentine’s Day injeta cerca de US$ 20 bilhões todos os anos na economia norte-americana. Os presentes mais comprados são cartões de São Valentim, caixas de chocolate e flores.

 

Ao contrário do restante do mundo, o Brasil comemora o seu Valentine’s Day/Dia dos Namorados em 12 de junho, e por um motivo muito interessante: trata-se da véspera do Dia de Santo Antônio, considerado um santo casamenteiro pela igreja.

 

Junho foi escolhido como mês para comemorar o Dia dos Namorados por ser uma época em que as vendas no comércio caíam drasticamente. Não existia a fúria consumistas do Natal e do Dia das Mães.

 

O Dia dos Namorados brasileiro surgiu em 1948 graças a uma campanha de marketing para a rede de lojas de departamentos Clipper criada pelo publicitário João Doria, pai do atual prefeito de São Paulo.

 

Um dos slogans da primeira campanha para o Dia dos Namorados era “Não é só com beijos que se prova o amor!’. Na época, a propaganda foi considerada a melhor do ano pela Associação Paulista de Propaganda.

 

Fontes: Wikipédia, BBC Brasil, Mundo Estranho, BOL.

 

Share: