Todo o mundo sabe que Maurício de Sousa é o criador da Turma da Mônica. Todos sabem que ele é um dos maiores vendedores de quadrinhos no Brasil. Mas poucos sabem que já foi repórter policial. Descubra essa e outras curiosidades sobre Maurício através dos tópicos abaixo, que nós fizemos questão de selecionar para você.

 

Maurício Araújo de Sousa nasceu na cidade de Santa Isabel, na Grande São Paulo, em 27 de outubro de 1 935.

 

Maurício iniciou a carreira como ilustrador na vizinha cidade de Mogi das Cruzes, quando desenhava cartazes e desenhos para as rádios e jornais locais.

 

Na intenção de viver como desenhista, procurou emprego no jornal Folha de S. Paulo (que na época se chamava Folha da Manhã). Foi contratado, mas como repórter policial. Persistente, Maurício ilustrava as reportagens com desenhos de sua autoria.

 

Apesar de trabalhar durante cinco anos como repórter policial, Maurício não gostava de ver sangue. Costumava pedir para um fotógrafo olhar os cadáveres e descrever as cenas para ele.

 

Sua primeira tirinha foi publicada na Folha de S. Paulo em julho de 1 959, com os primeiros personagens da longa galeria que viria a seguir: o cãozinho Bidu e seu dono Franjinha.

 

Curiosamente, existem relatos de que o primeiro personagem tenha sido, na verdade, um super-herói: Capitão Picolé.

 

Mônica, sua personagem mais famosa, surgiu em 1 963, mesmo ano em que Maurício ajuda a criar o suplemento infantil do jornal Folha de S. Paulo: a Folhinha. Foi na Folhinha que a Turma da Mônica começou a surgir.

 

Todos os 10 filhos de Maurício ganharam seus respectivos personagens. A mais famosa é Mônica, inspirada na sua filha Mônica Spada e Sousa. A filha mais velha, Mariana, deu origem à personagem Maria Cebolinha.

 

Mônica apareceu pela primeira vez na capa da Folha de S. Paulo em 11 de fevereiro de 1963. Um detalhe bastante… CONTINUE  A LEITURA

Share: