Assim que completou 60 anos, em agosto de 2018, Madonna foi homenageada por diversos sites e publicações ligados ao entretenimento e cultura. Pudera, ela é ainda hoje uma das cantoras mais influentes do cenário pop mundial. Acompanhe os tópicos abaixo e conheça algumas curiosidades sobre a sua brilhante carreira.

 

Madonna Louise Veronica Ciccone nasceu em Bay City, estado norte-americano de Michigan, em 16 de agosto de 1958. Foi a terceira de oito filhos de uma família católica de ascendência italiana.

 

Madonna é uma das mais populares artistas do mundo. Seus apelidos mais comuns são Rainha do Pop (Queen of Pop) e Material Girl (este último surgiu a partir do clipe da música Material Girl, do álbum Like a Virgin, de 1985).

 

Por falar em Material Girl, você sabia que o vídeo dessa música foi inspirado numa cena do filme Os Homens Preferem as Loiras, com a eterna musa do cinema Marilyn Monroe?

 

Madonna é a cantora que mais vendeu singles e álbuns no mundo todo, ultrapassando a cifra de 300 milhões de discos. Curiosamente, ela é “apenas” a segunda nos Estados Unidos, atrás de Barbra Streisand.

 

Ela pode ser a segunda cantora que mais vendeu discos nos Estados Unidos, mas é, certamente, a mais rica. Madonna possui uma fortuna estimada em mais de um 1 bilhão de dólares, o que, na verdade, faz dela a cantora mais rica do mundo.

 

A maior audiência de um concerto de internet foi de Madonna. O concerto Brixton Academy foi visto por nada mais, nada menos do que 8 milhões de pessoas.

 

A turnê Sticky & Sweet Tour, de 2008/2009, é a mais bem sucedida da história, com 400 milhões de dólares arrecadados.

 

Madonna é a cantora que mais acumulou prêmios na história da música. Ao todo são 300 prêmios!

 

A família Ciccone é originária da localidade de Pacentro, na região de Abruzo, Itália. A origem da mãe (também chamada Madonna Louise) de Madonna é franco-canadense.

 

As turnês Blondie Ambition Tour e The Girlie Show foram dirigidas por Christopher Ciccone, irmão de Madonna.

 

O maior sonho da adolescente Madonna era ser bailarina. Fui em busca desse sonho que Madonna saiu da casa dos pais.

 

A carreira musical de Madonna começou em 1980 numa banda chamada Breakfast Club. Nela, Madonna foi vocalista, guitarrista e até baterista.

 

O primeiro álbum de Madonna foi lançado em 1983. Antes disso, ela já fazia sucesso com a música Everybody. O trabalho vendeu mais de 10 milhões de cópias e alcançou o primeiro lugar das paradas de diversos países.

 

O segundo álbum de estúdio de Madonna é Like a Virgin, lançado no final de 1984. Graças a músicas como Material Girl, Into the Groove e Like a Virgin, ele vendeu 20 milhões de cópias. Detalhe: Madonna dedicou o trabalho a “todas as virgens do mundo”.

 

Em 1989, o videoclipe de Like a Prayer fez o disco de mesmo nome ser terceiro álbum de Madonna a liderar as paradas dos dois lados do Atlântico. Ligando religião e erotismo, Like a Prayer foi duramente criticado pelo Vaticano, levando a Pepsi-Cola a cancelar um contrato com a cantora.

 

Na mesma época, Madonna estreou no cinema com o filme Procura-se Susan Desesperadamente e casou com o ator Sean Penn. Os outros filmes com Madonna são A Surpresa de Xangai, Quem é Aquela Garota, Dick Tracy e Evita.

 

Interpretada por Madonna, uma das personagens do filme Sobrou Pra Você, devia ser professora de natação. Mas a cantora mudou a profissão dela para professora de yoga. É que Madona é expert em yoga, que pratica há muitos anos.

 

O papel principal da ex primeira-dama argentina Evita Perón no filme Evita foi interpretado por ninguém menos que Madonna. O filme é baseado numa peça de grande sucesso na Broadway. Na época, Madonna fez um sucesso magistral com a interpretação da bela canção Don’t Cry for me Argentina. Detalhe: ela conquistou o Globo de Ouro de melhor atriz por esse filme.

 

Ao total, Madonna participou de 20 filmes. O papel de Evita Perón no musical Evita rendeu-lhe o Globo de Ouro, um dos mais importantes prêmios do cinema.

 

A primeira coletânea de Madonna foi Immaculatte Confessions, de 1990. Nele, a cantora reuniu músicas como Holiday, Like a Virgin, Material Girl, Crazy for You, Like a Prayer, Vogue, La Isla Bonita e Into the Groove.

 

Em 1992, Madonna lançou um livro de fotografia chamado Sex, onde ela aparece nua em cenas de sadomasoquismo, voyerismo e lesbianismo. O livro causou escândalo no mundo todo e ajudou a carreira da cantora. No mesmo ano, Madonna lançou o disco Erotica, também com forte apelo sexual.

 

Madonna conheceu seu segundo marido Guy Ritchie em uma festa do cantor Sting. Com ele, a cantora teve um filho chamado Rocco.

 

Depois de várias tentativas (e negativas), Madonna conseguiu adotar uma criança (David Banda) do Malawi. Mais tarde adotou mais duas com a mesma origem – e que, na verdade, eram gêmeas.

 

Madona teve um caso com um modelo brasileiro, Jesus Luz, que conheceu durante uma passagem pelo Rio de Janeiro.

 

Pouca gente sabe, mas a cantora e dançarina Madonna também é escritora. Madonna escreveu, no total, cinco livros. Seu primeiro é um conto infantil chamado As Rosas Inglesas.

 

Uma última curiosidade: Madonna sofre de brontofobia, ou seja o medo irracional de trovões. Ela também odeia espaços pequenos.

 

Fontes: Wikipedia, Guia da Semana, G1, Caras.

Share: