Matt Groenig, o criador da série animada Os Simpsons, criou também uma animação com uma legião enorme de fãs: Futurama. Com personagens como Fry, Bender e Leela, ela foi transmitida em quase todo o mundo. Descubra nos tópicos abaixo algumas curiosidades incríveis sobre essa série.

 

Futurama é uma série de animação norte-americana criada em 1999 por Mat Groening e David X. Cohen. Por sinal, Groening é o mesmo criador de Os Simpsons.

 

A série foi transmitida de 1999 a 2000 pelo canal Fox, quando foi interrompida. A Fox é uma afiliada do Fox Entertainment Group, um poderoso grupo de mídia e entretenimento cujo maior acionista é o bilionário de origem australiana Rupert Murdoch.

 

Futurama foi retomada dez anos depois com os mesmos dubladores. O primeiro episódio dessa sexta temporada entrou no ar em junho de 2010.

 

Antes de escolher Futurama, os seus criadores cogitaram nomes como Aloha, Mars! e Doomsville para a série.

 

Por sinal, Futurama foi o nome escolhido para uma exposição com cenários futuristas da General Motors realizada em 1939.

 

Segundo Matt Groening, a ideia de fazer Futurama surgiu quando ele escutava a música Robot Blues, da The Incredible String Banda.

 

O primeiro nome de Fry – lembrando que ele se chama Philip J. Fry – foi inspirado no nome do ator canadense Phillip Edward Hartmann, após sua morte em 1998. O nome do Bender veio de John Bender, do filme Clube dos Cinco. Turanga Leela surgiu de Leela da série Doctor Who. Já o nome do professor Farnsworth foi inspirado em Philo Farnsworth, um dos inventores pioneiros da televisão.

 

O dublador de Fry no Estados Unidos é o mesmo de Doug Funnie, Pica-pau, Pernalonga e outros personagens da animação.

 

Nem todos os fãs da série sabem, mas o visual de Fry foi inspirado no ator James Dean (Assim Caminha a Humanidade, Vidas Amargas, Juventude Transviada).

 

O cão de Fry foi parcialmente inspirado em Hachiko, um cão que ficou 10 anos esperando pelo dono numa estação de trem.

 

Dizem que o uniforme de Leela foi inspirado em vários personagens femininos da ficção científica, mas tudo indica que foi mesmo inspirado na personagem de Sigourney Weaver em Aliens – O Resgate.

 

Alguns dos efeitos sonoros da série foram retirados de outras séries de ficção científica, como Star Trek, e do desenho animado Os Jetsons.

 

O nome completo de Bender é Bender B. Rodríguez.

 

O número do apartamento de Bender é 00100100, uma representação binária dos caracteres ASCII ou 36 em algarismo decimal.

 

Existem várias referências a Os Simpsons em Futurama. Num deles, Bender pergunta a Matt Groening quando sairá o segundo filme da série. Groening se limita a soltar um raio que atinge Bender, que grita: “D´oh!”.

 

Fontes: Wikipédia, Adoro Cinema, Fatos Desconhecidos, FuturamaBr.

 

Share: