Você sabia que o nome verdadeiro do cantor britânico Elton John é Reginald Kenneth Dwight? E que ele foi um dos primeiros astros britânicos a assumir a homossexualidade? Descubra nas próximas linhas outras curiosidades interessantes sobre esse importante astro da música pop.

 

Reginald Kenneth Dwight, ou Elton John, nasceu em 1947, em Middlesex, Inglaterra.

 

Ele adotou o pseudônimo de Elton John quando tocava numa banda chamada Bluesology. Elton e John eram os nomes de dois integrantes dessa banda.

 

Começou a trabalhar em definitivo com a música em 1967, época em que passou a compor músicas para outros cantores em parceria com Bernie Taupin. Detalhe: Elton só começou a cantar em 1969, quando lançou o álbum Empty Sky.

 

Seu primeiro grande sucesso foi a música Your Song, do segundo álbum, lançado em 1970. O álbum não tinha título, levava apenas o nome do cantor.

 

Elton foi um dos primeiros astros do rock britânico a se assumir como gay. Isso ocorreu por volta de 1976, quando fazia sucesso com a música Don’t Go Breaking My Heart, cantada em parceria com Kiki Dee.

 

Amigo de John Lennon, ele fez uma música em sua homenagem, chamada Empty Garden, assim que soube da morte trágica do ex-Beatle.

 

Outra personalidade que recebeu uma música em sua homenagem foi a atriz norte-americana Marilyn Monroe. Curiosamente, essa música foi reescrita no final dos anos 90 em homenagem à princesa Diana, morta num acidente de automóvel. Chama-se Candle in the Wind.

 

Elton é, em parceria com o letrista Tim Rice, autor da trilha sonora do desenho animado O Rei Leão. Uma das canções dessa produção dos estúdios Disney, Can You Feel The Love Tonight, rendeu a ele o Oscar de melhor canção original.

 

Ganhou o Tony Award pela trilha sonora do musical Aida, um grande sucesso na Broadway.

 

Fez várias parcerias ao longo da vida, com grupos e cantores como John Lennon, Kiki Dee, Tina Turner, Celine Dion, The Who, Lady Gaga, RuPaul, Eminen, Shania Twain, Rihana, Christina Aguilera, George Michael, Pet Shop Boys, Luciano Pavarotti, Queen, Joss Stone, Ray Charles, Guns N’Roses e muitos, muitos outros.

 

Elton é fã de beisebol, tênis e futebol. Por sinal, ele dirigiu um time de futebol, o Watford Football, durante um tempo nas décadas de 70 e 80.

 

Em 1992, criou uma fundação, a Elton John AIDS, com vistas a ajudar portadores do vírus HIV/AIDS. Todo ano, após a cerimônia do Oscar, ele promove uma festa para arrecadar fundos para essa fundação.

 

Em 1995, a rainha Elizabeth II concedeu a Elton o título de Comandante da Ordem do Império Britânico. Mais tarde, ele conseguiria o título de Sir Elton John.

 

Acredite se quiser, mas ele possui uma coleção gigantesca de óculos, que já chegou a 20 mil itens.

 

Ele possui mais de 10 afilhados, entre os quais Sean, um dos filhos do ex-Beatle John Lennon, e os filhos do casal Victoria e David Beckham.

 

Em dezembro de 2005, Elton se casou com seu parceiro de longa data, David Furnish, com quem teve dois filhos de barriga de aluguel.

 

Desde o início de sua carreira, Elton fez mais de 3.500 shows em mais de 80 países.

 

No total, Elton John vendeu 250 milhões de discos ao longo da carreira.

 

No início de 2018, Elton anunciou a sua última turnê mundial. Ela se chamará Farewell Yellow Brick Road e deverá durar até 2021.

 

Fontes: Wikipédia, History Channel, GShow.

 

 

Share: