Mickey Mouse é um dos personagens de animação mais populares de todos os tempos. Mas você sabia que Walt Disney só o criou porque perdeu os direitos autorais sobre outro personagem? Veja a seguir algumas curtas e interessantes curiosidades sobre Mickey. Você irá gostar.

 

O primeiro personagem criado por Walt Disney não foi o camundongo Mickey Mouse, mas o coelho Oswald. O animador e empresário resolveu criar Mickey depois de perder os direitos autorais sobre o coelho, o que ocorreu na década de 1920.

 

Mickey é somente o apelido do personagem, não seu nome verdadeiro: Michael Theodore Mouse.

 

Acredita-se que Mickey tenha sido inspirado num camundongo de estimação de Walt Disney, que volta e meia aparecia em seu estúdio e era por ele alimentado.

 

Originalmente, Walt Disney pensou em chamá-lo de Mortimer, mas como sua esposa não gostou desse nome, ele mudou para Mickey.

 

A estreia oficial de Mickey deu-se no filme Steamboat Willie, de 18 de novembro de 1928. A data é celebrada até hoje como “aniversário” do personagem. Mas…

 

Mickey apareceu mesmo pela primeira vez no filme Plane Crazy (“o Maluco do Avião”, em português), de maio daquele mesmo ano, mas sem grande reconhecimento.

 

O Mickey desse início de carreira era mais magro. Era também um rebelde que fumava e bebia. Essa fase durou somente dois anos, quando Walt Disney resolveu reformular o personagem para atingir um público maior.

 

Ele possui 70 centímetros de altura e pesa cerca de 10 quilos.

 

A primeira vez em que Minnie, a namoradinha de Mickey, apareceu foi Plane Crazy, de 1928. Seu nome verdadeiro é Minerva Mouse, “Minnie” é apenas o apelido.

 

Mickey foi o primeiro personagem dos desenhos animados a ter falas na história. Suas primeira palavras foram: “Cachorros quentes”. Aliás…

 

O primeiro dublador de Mickey foi o próprio Walt Disney. Ele só deixou a função em 1946, alegando falta de tempo para fazer o trabalho de dublagem (dizem que foi também em virtude das alterações em sua voz provocada pelo fumo).

 

O norte-americano Wayne Wallwine dublou o personagem por 32 anos, ou seja mais de três décadas. Mickey só passou a ser dublado por outra pessoa em 2009, por ocasião da morte de Wallwine.

 

Walt Disney recebeu um Oscar honorário, em 1932, pela criação do personagem.

 

Nem todos lembram, mas Mickey já participou da cerimônia do Oscar duas vezes. A primeira ocorreu em 1998, para entregar o Oscar a Tom Selleck pelo filme Três Solteirões e um Bebê; segunda foi em 2003, na companhia da atriz Jennifer Garner.

 

Todos repararam que Mickey usa luvas brancas e possui quatro dedos. Os motivos desse dedinho a menos são tempo e dinheiro. Desenhar esse dedo implicaria em trabalho e custos a mais para o estúdio. Aliás…

 

Quanto à luvinha branca, os animadores preferiram criá-la nessa cor para que se pudesse ver os contornos da mão do personagem contra seus corpos, pois eles não aparecem com luvas da cor preta.

 

O nome que Walt Disney inicialmente imaginou para seu primeiro parque temático, a Disneylândia, na região de Los Angeles, foi Mickey Mouse Village.

 

A escultura de Walt Disney de mãos dadas com Mickey (que é chamada de Partner Statue), que mais tarde se tornaria famosa no mundo todo, foi inaugurada na Disneyworld, em 1993.

 

Os atores que fazem o papel de Mickey nos parques da Disney devem ter em torno de 1,47 metro de altura e saber assinar o nome do personagem utilizando grandes luvas brancas.

 

Mickey foi o primeiro personagem de animação a ganhar uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood. A homenagem ocorreu quando por ocasião dos seus 50 anos, em 1978.

 

Mickey possui nomes diferentes em alguns idiomas. Em alemão, por exemplo, é chamado de Mick Maus; em sueco, é Musse Pig; e em espanhol, Raton Mickey. Em italiano, o camundongo é conhecido como Topolino e em mandarim, como Mi Lao Shu.

 

Fontes: Wikipédia, Disney.com, Saraiva.com, Galileu, Mega Curioso.

 

Share: