Conheça detalhes da trajetória de algumas das maiores produtoras de animação do mundo, entre os quais a Disney e a Warner Bros. Descubra curiosidades sobre Mickey Mouse, Pernalonga, Tom e Jerry e outros desenhos. Veja nos tópicos a seguir.

 

O primeiro desenho animado exibido em projetores chamava-se Fantasmagorie e foi produzido em 1908, na França.

 

El Apóstol, o primeiro desenho animado em longa-metragem foi produzido na Argentina, em 1917.

 

Um dos desenhos (e, a bem dizer, personagens) mais antigos de que se tem notícia é o Gato Felix, criado em 1919. Uma curiosidade: no início, o personagem se chamava Master Tom.

 

O primeiro desenho sonorizado da história foi Stemboat Willy, com o personagem Mickey Mouse. Detalhe: quem fez a voz de Mickey foi o próprio Walt Disney.

 

O primeiro longa metragem de animação feita por computador foi Toy Story, criação dos estúdios Pixar, de 1995.

 

William Hanna e Joseph Barbera se conheceram em 1937, e já em 1939 trabalhavam juntos nos estúdios da Metro-Goldwyn-Mayer.

 

Na década de 1940, a dupla Hanna-Barbera enviou alguns desenhos para a apreciação de ninguém menos que Walt Disney. O furão Disney prometeu viajar a Nova York só para contratá-los, mas não nunca deu as caras.

 

O primeiro desenho criado por Hanna e Barbera foi Tom e Jerry. A dupla surgiu em um desenho para cinema chamado Puss Get the Boot, exibido em 1940.

 

O desenho Puss Get the Boot fez um sucesso tão estrondoso e teve uma aceitação tão grande que recebeu 22 indicações ao Oscar, ganhando sete.

 

Puss Get the Boot elevou o gato Tom e o rato Jerry à categoria de astros. Jerry participou de um filme com Gene Kelly chamado Marujos do Amor (título no Brasil) e Tom fez participação em Salve a Campeã.

 

Você sabia que, no início, Tom e Jerry se chamavam Jasper e Jinx?

 

A Hanna-Barbera foi fundada em 1944, mas só começou a produzir desenhos para a TV a partír de 1957. O primeiro desenho foi Jambo e Ruivão.

 

O segundo desenho criado por Hanna-Barbera foi Dom Pixote. A ele se seguiram Plic e Ploc, Zé Colmeia, Pepe Legal, Bibo Pai e Bob Filho, Olho Vivo e Faro Fino e Loopy De Loo. Eram todos desenhos de curta duração. Os de longa duração só passaram a ser criados mais tarde.

 

O primeiro desenho a fazer sucesso no horário nobre norte-americano foi Os Flintstones, criado pela HB, em 1960.

 

Inspirados no sucesso de Os Flintstones, a dupla HB criou outros desenhos com personagens formados por núcleos familiares, só que em diferentes contextos e épocas. Foram eles Os Jetsons e Os Muzzarellas.

 

Personagens que tocavam instrumentos e faziam parte de grupinhos musicais eram muito comum nos desenhos de Hanna-Barbera. Ou você não se lembra da bandinha de Butch Cassidy? Ou dos grupos musicais de Tutubarão, Josie e as Gatinhas, Os Impossíveis, Charlie Chan…??

 

A popularidade de alguns personagens da HB fez com que eles aparecessem em mais de uma série de desenhos. É o caso de Zé Colmeia. Além de protagonizar sua própria série, Zé Colmeia foi um dos principais personagens de… CONTINUE A LEITURA

Share: