O norte-americano Walter Elias Disney nasceu na cidade Chicago, estado de Illinois, em 5 de dezembro de 1901 e morreu em 15 de dezembro de 1966 em Los Angeles, Califórnia, vítima de câncer. Disney foi o maior empresário da indústria do entretenimento mundial. Deixou um legado incorporado em estúdios de animação, produtora de filmes e parques de diversões. Após sua morte, o grupo Disney foi tocado por seu irmão Roy. Mas, o que nem Walt, nem Roy imaginaram é que a Disney se transformaria num grande conglomerado de diversão, abrangendo estúdios de animação, revistas em quadrinhos, emissoras de TV, distribuidora de filmes etc.

 

Quando jovem, Disney tentou se alistar no Exército dos Estados Unidos, mas, como não havia atingido a maioridade exigida, foi recusado. Frustrado, se inscreveu no Corpo de Ambulâncias da Cruz Vermelha e foi enviado para a França, onde passou um ano.

 

Sua carreira no cinema começou não como animador, mas como ilustrador de cartazes de filmes.

 

Disney fundou com o irmão Roy Disney e o amigo Ub Iwerks, uma produtora chamada Laugh-on-Gram, que animava contos de fadas. Aliás, dizem que foi Ub Iwerks quem fez o primeiro esboço de um ratinho chamado Mortimer.

 

Segundo alguns biógrafos, Ub Iwerks, sentindo-se lesado por Disney, teria se demitido da empresa dois anos após a criação de Mickey. Ele, porém, voltaria… CONTINUE A LEITURA

Share: