Você percebeu que supermercados e lojas de conveniência costumam deixar chocolates e salgadinhos juntos dos caixas no intuito de fazer as pessoas comprarem por impulso? Pois esse é apenas um dos truques usados para fisgar o dinheiro do consumidor. Siga os tópicos abaixo e descubra outros truques muito espertos usados pelos supermercados.

 

Produtos frescos

Os produtos recém-saídos do forno como salgadinhos, pães e galetos normalmente ficam logo na entrada do estabelecimento. Ao sentir o cheiro do alimento fresco, o consumidor saliva mais e acaba comprando por impulso.

 

Mudanças de prateleiras

Você mal se acostumou com a disposição das prateleiras e, de surpresa, tudo muda de lugar. As prateleiras onde você costumava encontrar produtos de higiene passam a exibir panelas e utensílios domésticos. Até encontrar os produtos que procurava, você é obrigado a dar uma volta no supermercado (e quem sabe levar algum produto por impulso?)

 

Produtos como chicletes e balas junto dos caixas

Salgadinhos, doces, balas, chicletes e biscoitos costumam ficar na frente dos caixas por um motivo bastante óbvio: por terem preços mais acessível, o consumidor sempre pega um sem pensar duas vezes.

 

Lugares comprados nos supermercados

As grandes marcas (e às vezes nem tão grandes assim) compram lugares “estratégicos” – ou seja, fáceis de serem vistos – nos corredores dos supermercados e lojas de conveniência para exibir seus produtos e fazer o consumidor mais apressados levar eles.

 

Prateleiras baixas

Certos produtos são colocados bem ao nível dos olhos das crianças para que tenham acesso fácil a eles.

 

Produtos na altura dos olhos

Os itens mais caros sempre estão no nível dos olhos dos consumidores. Enquanto isso, os mais baratos ficam abaixo dos olhos ou em algum local difícil de encontrar.

 

Sugestões de alimentos

Imagine que você vai comprar salsichas e, de repente, dá de cara com embalagens de maionese, ketchup e mostarda justo na gôndola ao lado. Trata-se de uma “sugestão” do supermercado para que você compre produtos que caem bem no cachorro-quente. Você pode não precisar da maioneses, mas sempre acabará levando a mostarda ou o ketchup.

 

Carrinhos de compra

Os carrinhos de supermercado dobraram de tamanho nos últimos 25 anos (alguns deixaram de oferecer cestas para compras). Justifica-se. Carrinhos grandes dão ao consumidor a impressão de que ele comprou pouca coisa, o que faz com que pegue mais produtos.

 

Preços baixos para os produtos mais vendidos

Esse truque consiste em manter os produtos com maior saída com preços acessíveis, dando ao consumir a sensação de que TODOS os itens à venda sejam baratos.

 

Posição dos produtos mais comprados

Você já percebeu que os itens da sua lista de compras nunca estão juntos? Eles normalmente ficam longe um do outro para que você tenha que percorrer as prateleiras até encontrar o que quer.

 

Umificador de vegetais

Vegetais como alface, couve e espinafre, entre outros, estão sempre molhados para que o consumidor tenha a sensação de que são frescos. Para que o truque se torne real, os supermercados usam umificadores. Alguns chegam a instalar caixas de som naquele ponto para deixar o barulho de água corrente.

 

Fundo da loja

Produtos imprescindíveis para o consumidor como bebidas, pães e carnes sempre ficam no fundo da loja. Até chegar ao açougue e adquirir a carne que pretende levar, ele é obrigado a percorrer uma ou mais prateleiras.

 

Marketing olfativo

O cheiro de pão fresquinho abre o apetite e ajuda a convencer o comprador a colocar pães no carrinho. Na falta do cheiro, existem empresas que produzem aromas artificias de chocolate, café, chá….

 

Data de Vencimento

Os produtos que estão vencendo ficam na frente daqueles com a data de vencimento mais longa. Por isso é sempre bom pegar o produto que está “atrás”, pois demoram para vencer.

 

Preços diferentes

Talvez já tenha acontecido com você, mas alguns produtos têm um preço na gôndola e quando você chega no caixa… tchan! O preço é totalmente diferente (e geralmente mais alto). Isso acontece com maior frequência em estabelecimentos inescrupulosos.

 

A partir de…

O consumidor leva um produto pensando que o preço é aquele exposto no cartaz que viu na gôndola/prateleira, mas quando vai passar no caixa percebe que foi ludibriado: o produto é mais caro. Quando vai conferir o preço no cartaz, percebe em letras minúsculas as palavras “a partir de”… Isso ocorre em lojas de conveniência, grandes magazines e supermercados.

 

Música lenta

A maioria dos supermercados toca apenas músicas românticas no ambiente. Esse truque passou a ser usado depois que descobriram que consumidores embalados por músicas lentas compram mais. O curioso é que as praças de alimentação dos shoppings só tocam músicas mais rápidas, talvez para fazer o consumir ir embora logo.

 

Fontes: Wikipédia, Mega Curioso, Veja, Galileu, InfoMoney

 

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