A Amazon.com é a maior rede de varejo online do mundo. Foi fundada pelo norte-americano Jeff Bezos ainda nos anos 1990. Entrou recentemente no Brasil, onde conseguiu abocanhar uma boa fatia das vendas através da internet, sobretudo de livros. Acompanhe os tópicos a seguir e veja algumas curiosidades sobre a Amazon e seu criador Jeff Bezos.

 

A Amazon.com surgiu em 1994 na cidade de Seattle, estado norte-americano de Washington.

 

Fundador da empresa, Jeff Bezos nasceu na cidade de Albuquerque, estado do Novo México, em 12 de janeiro de 1964. Detalhe: seu nome verdadeiro Jeffrey Preston Jorgensen.

 

Mas por que Jorgensen é chamado de Bezos? O real motivo está no fato de que seus pais se separaram quando ele tinha apenas 3 anos de idade. Jeff adotou o sobrenome do padrasto, o imigrante cubano Miguel Bezos.

 

O primeiro nome para a nova empresa de vendas online imaginado por Bezos seria Cadabra. Ele, no entanto, acabou abandonando a ideia depois que seu advogado o convenceu de que “Cadabra” soava como “cadáver”. O segundo nome foi Relentless, e só em seguida foi adotado Amazon.

 

O negócio começou numa garagem da cidade de Washington, onde Bezos começou a vender os primeiros livros. Sua principal fonte de financiamento na época eram os próprios pais, que investiram cerca de US$ 300 mil.

 

O primeiro livro vendido pela Amazon foi Fluid Concepts and Creative Analogies, de Doug Hofstadte. Tratava-se de um livro de ciência que versava sobre os mecanismos de inteligência através de modelagem computacional. Detalhe: ele foi vendido em 03 de abril de 1995.

 

Bezos tem fama de ser um chefe autoritário, exigente e ríspido com os funcionários. Entre as frases dirigidas aos funcionários, algumas ficaram notórias (são frases como “Você é preguiçoso ou apenas incompetente?”).

 

Atualmente, a Amazon fatura US$ 177 bilhões por ano.

 

Acredite se quiser, mas todas as pessoas com idade para trabalhar em Seattle trabalham na Amazon.

 

Outro número surreal diz respeito ao tamanho das vendas da empresa. A Amazon é responsável por 43% das vendas online nos Estados Unidos. E não sem motivos: ela vende de panelas a roupas, de eletrônicos a sapatos.

 

Mais uma sobre as vendas da empresa: ela entrega 1,6 milhão de pacotes por dia (isso mesmo que você acabou de ler: são 1,6 milhão de encomendas entregues ao dia).

 

Se todo o papelão das caixas dos produtos vendidos diariamente pela Amazon fosse distribuído, cobriria uma área equivalente ao do estado da Virgínia Ocidental, ou de países como o Sri Lanka.

 

É difícil de acreditar, mas a empresa possui cerca de 45 mil robôs que percorrem os seu armazéns para retirar os produtos das prateleiras e entregar aos humanos que cuidarão do envio aos destinatários. A quantidade de robôs cresceu substancialmente em 2016, quando a empresa fez um mega-investimento nessas máquinas.

 

Em 2017, a Amazon adquiriu uma rede de alimentos orgânicos chamada Whole Foods. Além da loja virtual, ela arrematou também 400 lojas físicas dessa gigante do setor de alimentação.

 

A Amazon.com é avaliada no mercado em US$ 356 bilhões, mais do que gigantes do varejo como Wal-Mart, Macy’s, Sears e outras.

 

Fontes: Wikipédia, Tecmundo, Megacurioso, Factinate.

 

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