Volkswagen é uma palavra que na língua alemã significa “Carro do povo”.

 

A Volkswagen surgiu em 1937, na Alemanha, e teve como um dos seus fundadores o engenheiro Ferdinand Porsche, o mesmo da marca de carros esportivos.

 

Além da marca Volkswagen, a empresa controla a Audi, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Skoda, Seat e Porsche. É também proprietária das montadoras de caminhões MAN, Volkswagen Caminhões e Scania. A fabricante de motocicletas Ducati é outra empresa da Volkswagen.

 

O primeiro automóvel da história da marca foi o Fusca, surgido na Alemanha ainda na década de 1930.

 

O primeiro lote de Fuscas chegou ao Brasil em 1950, importado pela família Matarazzo.

 

Dizem alguns que o nome Fusca surgiu da dificuldade do brasileiro em pronunciar Volks. Ele pronunciava o V com som de F, ficando Folks, que a sabedoria popular entendeu como Fusca.

 

As primeiras unidades do Fusca foram produzidas num galpão da rua do Manifesto, no bairro paulistano do Ipiranga, em 1953. Uma observação: ela tinha pouquíssimos funcionários e as peças eram praticamente todas importadas da Alemanha.

 

O primeiro modelo da fábrica de São Bernardo do Campo foi uma Kombi, produzida em 1957. Metade das peças eram fabricadas no Brasil.

 

Os primeiros slogans utilizados no Brasil foram “O bom senso em automóveis” e “O bom senso sobre rodas”, ambos dos anos 60.

 

A fábrica de São Bernardo do Campo foi inaugurada em novembro de 1959, com a presença do então presidente Juscelino Kubistchek.

 

Construída ao lado da Via Anchieta, no bairro Demarchi, em São Bernardo do Campo, a fábrica brasileira foi a primeira fora da Alemanha.

 

A Volkswagen produziu o primeiro milhão de automóveis em 1970. Dois anos depois, em 1972, seria produzido o primeiro milhão de Fuscas.

 

As exportações dessa filial brasileira começaram em 1970, quando 13 unidades da Kombi foram enviadas para o México e outros países da América Latina.

 

O primeiro sucesso de exportação foi o Passat, transportado em massa para o Iraque durante os anos 1980.

 

A segunda fábrica brasileira foi inaugurada em 1976, na cidade de Taubaté, também no estado de São Paulo.

 

O nome Kombi surgiu da palavra alemã kombinationsfahrseug, que significa “veículo combinado” (isso porque ela servia tanto para carga quanto para o transporte de passageiros).

 

A Kombi começou a ser fabricada na Alemanha em 1950. Uma curiosidade muito interessante: algumas unidades tinham partida manual, com manivela.

 

As primeiras unidades da Kombi começaram a ser vendidas no Brasil em 1950 pela empresa Brasmotor.

 

O modelo que foi produzido pelo maior período de tempo foi a Kombi: 57 anos. Ela só deixou de ser montada em 2013.

 

Os automóveis da antiga marca Karmann-Guia foram produzidos no Brasil pela Volkswagen. Fabricado em 1967, o Karmann-Guia conversível – um automóvel esportivo, cabe aqui frisar – é um dos modelos mais raros da marca na opinião dos colecionadores.

 

A Volkswagen chegou a produzir carros esportivos totalmente projetados no Brasil, como o SP1 e o SP2, ambos fabricados durante os anos 1970.

 

A Brasília surgiu em 1973, vendendo 930 mil unidades nos nove anos em que foi produzida.

 

O modelo projetado no Brasil com maior aceitação no restante do mundo é o Volkswagen Gol. Ele foi exportado para 66 países, alguns tão distantes quanto a China, o Turcomenistão e o Azerbaidjão. Por falar nisso…

 

As primeiras exportações do Gol foram para o Paraguai e Nigéria.

 

Derivado do Gol, o Volkswagen Voyage foi exportado para dezenas de países com o nome Fox.

 

Existem no mundo oito clubes de fãs do Gol, totalizando 40 mil pessoas.

 

A Volkswagen foi a primeira montadora sediada no Brasil a ter um centro de design, pesquisa e desenvolvimento. Além disso, foi a primeira a ter um centro de crash tests.

 

A Volkswagen foi a primeira montadora brasileira a utilizar os freios ABS, em 1992.

 

A Volkswagen foi a primeira marca a lançar, em 2003, os motores do tipo total flex, que funcionavam com dois combustíveis: álcool e gasolina.

 

O modelo mais vendido da história da marca no Brasil é o Gol, que superou o Fusca em mais de 100 mil unidades, em 2001.

 

Fontes: Wikipédia, Motor Show, Volkswagen do Brasil, Terra, BOL.

 

 

Share: