O Fluminense é, ao lado de Flamengo, Botafogo e Vasco da Gama, um dos quatro grandes times do estado do Rio de Janeiro. Com mais de 100 anos de idade, ele possui uma história interessante. Descubra algumas curiosidades sobre a sua origem, história e conquistas de 1902 até os dias atuais.

 

O Fluminense Football Club foi fundando no dia 21 de julho de 1902 por Oscar Cox e amigos na Rua Marquês de Abrantes, 51.

 

Era para o time ser batizado de Rio Football Club, mas o nome escolhido acabou sendo mesmo Fluminense. Detalhe: “flumen” significa “rio” em latim.

 

O primeiro jogo do novo time foi disputado em 19 de outubro de 1902, três meses após sua fundação. A partida ocorreu no campo do Payssandu e o adversário era justamente um time chamado Rio Football Club. Foi a primeira goleada da história do Fluminense. Placar: 8 a 0.

 

O primeiro gol foi feito pelo jogador Horácio Costa Santos, justamente na partida contra o Rio Football Club.

 

A primeira partida do Campeonato Carioca foi em 1906, contra o Payssandu. O Fluminense venceu por 7 a 1.

 

Já a primeira partida contra um time estrangeiro aconteceu em 1910 contra o Corinthians… da Inglaterra!! Foi uma maiores goleadas sofridas pelo time. O Flu perdeu de 10 a 1.

 

A primeira partida no Torneio Rio São Paulo ocorreu em 1933 contra um time do próprio Rio de Janeiro: Vasco da Gama. Vitória do Flu por 3 a 1.

 

A primeira partida no Campeonato Brasileiro data de 1971 e foi disputada com o Internacional de Porto Alegre. O jogo terminou empatado em 0 a 0.

 

Os jogos entre os arqui-rivais Fluminense e Flamengo são chamados de Clássico das Multidões ou apenas Fla-Flu.

 

O preconceito racial no futebol é tão antigo quanto o próprio esporte. Tanto é que, no princípio, os times não aceitavam jogadores negros. Para jogar, eles alisavam o cabelo ou cobriam o rosto com pó-de-arroz para disfarçar a cor da pele. A estratégia nem sempre dava certa, pois, com o suor, o pó acabava escorrendo. Foi o que aconteceu com Carlos Alberto, jogador do Fluminense. Em uma partida pelo Campeonato Carioca de 1914, o rosto borrado do jogador chamou a atenção da torcida adversária, que apelidou o time de Pó-de-arroz.

 

Continue a leitura…

 

Share: