Formada em 1914 e administrada pela Confederação Brasileira de Futebol/CBF, a seleção brasileira foi a única que participou de todas as Copas do Mundo da história. Descubra nas linhas que se seguem algumas curiosidades e números sobre seus astros, trajetória e vitórias.

 

O primeiro gol brasileiro da história das Copas foi marcado pelo jogador Preguinho, na Copa de 1930, durante um jogo contra a então Iugoslávia.

 

A primeira vitória brasileiro ocorreu contra a Bolívia durante a Copa de 1930. A seleção venceu por 4 a 0.

 

O Brasil passou pela primeira fase da Copa de 1934 sem jogar. O motivo: o Peru, seu adversário, acabou desistindo de participar da competição.

 

O primeiro brasileiro campeão numa Copa do Mundo foi o jogador Amphilóquio Marques, que participou do torneio de 1934… pelo time da Itália!

 

Até a Copa de 1950, a seleção brasileira usou um uniforme branco com detalhes em azul. A camisa amarela só foi adotada em 1954 e graças a um concurso promovido pelo jornal carioca Correio da Manhã.

 

Os números nas costas dos jogadores só foram adotados na Copa de 1950, no Brasil. A camisa número 10, no entanto, só seria imortalizada em 1958 graças a Pelé.

 

A seleção brasileira chegou à final da Copa do Mundo de 1950 confiante na vitória, mas acabou perdendo para a equipe do Uruguai. O jogo aconteceu diante de um público de quase 200 mil pessoas no Maracanã.

 

O maior público num jogo de Copa de Mundo foi justamente na partida entre Brasil e Uruguai na final da Copa do Mundo de 1950. No total, foram quase 200 mil pagantes no estádio do Maracanã.

 

O Brasil conquistou o primeiro título durante a Copa da Suécia, em 1958. Foi nessa ocasião que o mundo conheceu o jovem jogador Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.

 

O segundo título do Brasil veio quatro anos depois, durante a Copa do Chile, em 1962.

 

O terceiro título e o direito de ficar definitivamente com a Taça Jules Rimet foi conquistado em 1970, durante a Copa do México. Depois disso, o Brasil ficaria 24 anos sem conquistar nenhuma Copa.

 

A quarta Copa conquistada pela equipe brasileira foi a de 1994, nos Estados Unidos.

 

O Brasil ergueu a taça de campeão pela quinta vez em 2002, na Copa da Coreia do Sul e do Japão (um lembrete: foi a primeira vez que um torneio desse tipo foi realizado em dois países ao mesmo tempo).

 

Das cinco vezes em que a seleção brasileira conquistou o título, em dois deles teve 100% de aproveitamento. Isso ocorreu durante as Copas de 1970 e 2002.

 

O jogador que mais vezes foi campeão do mundo foi Pelé. Detalhe: ele também foi o campeão mais jovem da história. Quando o Brasil foi Campeão na Copa do Chile, em 1962, ele tinha apenas 17 anos.

 

O que mais participou de finais também era brasileiro: Cafu. Ele participou das finais das Copas de 1994, 1998 e 2002.

 

A maior goleada sofrida pelo Brasil ocorreu durante a Copa do mundo de 2014, disputada aqui. O time brasileiro perdeu de 7 a 1 da equipe da Alemanha.

 

A média de idade dos jogadores brasileiros durante a Copa de 2014 foi de 27 anos. O torneio com o time “mais velho” foi o de 1962, quando os jogadores tinha média de 29 anos.

 

O Brasil sediou a Copa do Mundo em duas ocasiões: 1950 e 2014. Em ambos os casos, a partida final foi disputada no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

 

O jogador brasileiro Ronaldo e o alemão Miroslava Klose dividem o post de maior artilheiro das Copas, cada um com 15 gols.

 

Fontes: Wikipédia, Guia dos Curiosos, Mega Curioso.

 

Share: