A Sociedade Esportiva Palmeiras foi fundada em 26 de agosto de 1914 com o nome de Palestra Itália. Só mudou o nome para Palmeiras durante a Segunda Guerra Mundial. O interessante é que existia outro Palmeiras antes dele. Fique por dentro da história do clube e descubra algumas curiosidades interessantes a seu respeito.

 

Afinal, qual a origem do nome Palestra Itália? O clube recebeu esse nome por um motivo bastante óbvio: ele foi fundado por imigrantes italianos radicados em São Paulo.

 

A primeira partida do Palestra só ocorreu quase cinco meses depois da fundação do clube. Foi contra um time chamado Savóia (do atual município de Votorantim), quando o Palestra venceu por 2 x 0.

 

Por falar em Savóia, você sabia que a cruz sob fundo vermelho usado em um dos distintivos do Palestra/Palmeiras representa a Cruz de Savóia, símbolo da Casa Real Italiana?

 

Você sabia que existia outro Palmeiras antes da fundação do Palestra Itália? O time se chamava Associação Atlética das Palmeiras. Fundado em 1902, o A. A. Palmeiras foi campeão paulista em 1909, 1910 e 1915.

 

O Palmeiras é o segundo time a vencer o maior número de campeonatos paulistas, com 22 vitórias, atrás apenas do Corinthians.

 

O primeiro jogo internacional do time foi contra a Seleção Paraguaia, em 1922.

 

As cores originais do time eram verde, branco e vermelho (as cores da bandeira italiana). O vermelho foi excluído durante a Segunda Guerra Mundial por imposição do governo. Detalhe: isso ocorreu na mesma época em que o Palestra mudou o nome para Palmeiras.

 

A implicância do governo Getúlio Vargas com o Palestra foi motivada pela Segunda Guerra Mundial, quando a Itália fazia parte do Eixo (grupo de países formado por Alemanha, Japão e Itália) e, por isso, foi declarada inimiga do nosso país.

 

Não se sabe até onde é verdade, mas contam algumas línguas que o Palestra escolheu o nome Palmeiras em homenagem ao antigo A. A. Palmeiras. A teoria de que o nome Palmeiras teria sido escolhido para manter o P do distintivo não bate com a realidade, pois até o início dos anos 1940, as letras eram P e I.

 

O nome Palmeiras só começou a acompanhar a letra P no escudo a partir de 1959.

 

Você sabia que o Palmeiras representou a Seleção Brasileira contra o Uruguai na inauguração do estádio Mineirão em 7 de setembro de 1965?

 

O mais longo jejum de títulos da história do Palmeiras ocorreu entre 1976 e 1993. Coincidência ou não, a má fase do time começou com a saída de Ademir da Guia, um dos seus maiores ídolos.

 

A maior goleada da história foi um 11 x 0 contra o S. C. Internacional, em 1920.

 

A maior goleada contra o Corinthians ocorreu em 1933, quando o Palmeiras venceu o arquirrival por 8 a 0.

 

Você sabe qual o ano em que o Verdão marcou mais gol? Foi 1919, no tempo do Palestra Itália, com 197 gols.

 

Com cinco títulos, o Palmeiras é o time com maior número de vitórias no torneio Rio-São Paulo.

 

O Palmeiras foi o único time a conquistar um título numa partida contra o Santos… na época do Rei Pelé!

 

O Palmeiras é o time brasileiro com maior número de participações na Taça Libertadores da América. É também o time com mais partidas e gols marcados no torneio (dados de 2006).

 

O Palmeiras é um dos dois únicos times a ceder jogadores para a Seleção Brasileira em todas as Copas por ela vencidas.

 

Entre os maiores patrocinadores do time figuraram (ou ainda figuraram) grandes empresas de origem italiana como Pirelli, Parmalat, Agip, TIM e FIAT.

 

O Parque Antárctica, que foi durante muito tempo o estádio do Palmeiras, serviu de ponto de largada e chegada da primeira corrida de automóveis da história do Brasil, realizada em 1908.

 

Situado no bairro paulistano da Barra Funda, o estádio Parque Antárctica foi demolido para dar lugar a uma nova arena. A inauguração da nova casa do Palmeiras ocorreu no ano de 2014, dessa vez com o nome Allianz Parque.

 

Allianz é também o nome de um dos mais importantes estádios de futebol da Alemanha, o Allianz Arena, em Munique. O Allianz Arena serviu de palco para alguns jogos da Copa do Mundo de 2 006.

 

Alliaz é, aliás, uma das mais importantes companhias do ramo de seguros da Alemanha.

 

Share: