Além de professor, o grego Tales de Mileto era político e excelente homem de negócios. Acredita-se que tenha viajado por boa parte do Mediterrâneo oriental, inclusive pelo Egito, onde teria aprendido geometria prática. Saiba mais sobre ele e outros 12 pensadores da antiguidade.

 

Um dos grandes feitos de Tales foi ter previsto um eclipse solar, em maio de 585 antes de Cristo. O problema é que ninguém até hoje sabe como ele teria conseguido isso. Os indícios levam a crer que descobriu um ciclo de 18 anos nos movimentos do Sol e Lua, mais tarde desenvolvido por Hiparco.

 

Tales sugeriu que o mundo era feito inteiramente de água. Anaxímenes acreditava que era feito de ar. Já Aristóteles, por sua vez, afirmava que “a fomentação de todas as coisas é umedecida e até o calor é originado do molhado”. Empédocles foi um pouco além: dizia que o mundo é produto de quatro raízes: fogo, ar, água e terra.

 

Pitágoras liderou uma comunidade onde ensinava matemática e misticismo. Ele dizia que “todas as coisas são numeros” e acreditava firmemente que o universo era regido pelas relações matemáticas.

 

É provável que tanto Tales quanto Pitágoras tenham aprendido os fundamentos da geometria em viagem ao Egito, e este último ficado fascinado com as grandes pirâmides.

 

Eratóstenes foi o primeiro pensador a medir a circunferência da Terra (detalhe: com um erro de apenas 2%), além de introduzir os conceitos de… CONTINUE A LEITURA

Share: