Nascida na Polônia, a cientista Marie Curie se tornou uma referência nos estudos sobre a radioatividade e seu papel no combate ao câncer. Temos que lembrar que ela contribuiu direta e indiretamente para tornar a tabela periódica ainda mais rica. Agora, que tal descobrir algumas curiosidades a seu respeito?

 

Maria Salomea Sklodowska nasceu em Varsóvia, na Polônia, em 07 de novembro de 1867. O nome Marie Curie foi adotado em virtude do casamento com o francês Pierre Curie.

 

Marie recebeu forte influência de sua mãe, uma devota católica, mas acabou abandonando o catolicismo em virtude da morte precoce desta. Sua irmã também morreu bastante jovem, o que também contribuiu para que Marie se tornasse agnóstica.

 

Por ser mulher, Marie teve que se esforçar bastante para chegar aonde chegou. Apesar de ter concluído o colegial quanto tinha apenas 15 anos, não conseguiu entrar na Universidade de Varsóvia por que ela não aceitava estudantes do sexo feminino. Uma opção viável foi mudar-se para a França, ingressou na curso de física da Universidade de Sorbonne-Paris.

 

Marie vivia precariamente num apartamento de baixo custo em Paris. E como estava quase sempre sem dinheiro, mal tinha o que comer. Mas os esforços valeram a pena: além de conquistar o diploma de física, conseguiu uma bolsa para… CONTINUE A LEITURA

Share: