A América do Norte é formada por três países: Canadá, Estados Unidos e México. Detalhe: o Canadá é o maio país do mundo, e os Estados Unidos, o quarto. Veja nas linhas a seguir alguns dados e curiosidades sobre a geografia da América do Norte.

 

Apesar de fazer parte da América do Norte, a Groenlândia é uma região autônoma pertencente ao Reino da Dinamarca. A língua mais falada é o inuit (um idioma esquimó), seguido do dinamarquês.

 

Em 2015, a população da América do Norte totalizava 524,2 milhões de habitantes. O país menos populoso é o Canadá, com apenas 35 milhões de pessoas.

 

Os Estados Unidos são o terceiro país mais populoso do mundo, atrás apenas de China e Índia. Em 2018, a sua população totalizava 325 milhões de habitantes.

 

A norte-americana Nova York faz parte da segunda maior região metropolitana do mundo. Já a mexicana Cidade do México integra a terceira maior metrópole. Uma curiosidade extra: a maior metrópole do planeta é a japonesa Tóquio.

 

As cidades mais populosas da América do Norte são, pela ordem: Cidade do México (ME), Nova York (EUA), Guadalajara (ME), Monterrey (ME), Los Angeles (EUA), Chicago (EUA), Toronto (CA), Houston (EUA), Ecatepec (ME) e Montreal (CA).

 

A fronteira entre Estados Unidos e Canadá é a maior fronteira entre países do mundo, com 8.851 quilômetros de extensão.

 

As maiores bacias hidrográficas da região são as do Mississipi-Missouri, do Mackenzie e do Yukon. Com 2,9 milhões de quilômetros quadrados, a bacia do Mississipi-Missouri é a terceira maior do mundo.

 

Localizado na fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá, o Lago Superior é o segundo maior lago do mundo em extensão. Com 82.100 quilômetros quadrados, ele só perde em tamanho para o Mar Cáspio. Um detalhe: os lagos Huron e Michigan, na região dos Grandes Lagos, estão também entre os 10 maiores lagos do mundo.

 

O ponto mais alto da América do Norte é o Monte McKinley, nos Estados Unidos, com 6.194 metros de altitude. Localizado no estado do Alasca, próximo ao Círculo Polar Ártico, o McKingley é também um dos lugares mais frios do subcontinente.

 

Canadá, Estados Unidos e México assinaram em 1992 um tratado comercial – batizado de Nafta – que visava a queda de barreiras alfandegárias e a livre circulação de mercadorias. Em 2015, esses mesmos países anunciaram a criação da Parceria Transpacífico, outro tratado que derruba barreira tarifárias. Os seguintes países também fazem parte do bloco: Nova Zelândia, Austrália, Vietnã, Japão, Peru, Chile, Colômbia, Brunei, Malásia e Colômbia.

 

Estados Unidos e Canadá fazem parte do G8, grupo dos países mais ricos do planeta.

 

Os Estados Unidos são o país com o maior Produto Interno Bruto do mundo. O Canadá possui o 11º maior PIB, assim como é um dos países com maior qualidade de vida. Vancouver foi por várias vezes citada como a melhor cidade para se viver.

 

Como acabamos de ver, o Canadá é o segundo maior país do mundo. O detalhe é que ele ocupa 41% da América do Norte, ou seja, quase metade dessa parte do continente americano.

 

O Canadá é o país que possui o maior número de lago de água doce de todo o planeta. São milhares de lago. Só para se ter uma ideia, a província de Ontário possui nada menos que 25 mil lagos.

 

O Canadá possui dois idiomas oficiais, o inglês e o francês. Cada província tem o direito de definir o seu idioma oficial. O francês é falado majoritariamente em Quebec, enquanto Nova Brunswick é bilingue. As demais províncias falam… CONTINUE A LEITURA

Share: