A América do Norte é formada por três países: Canadá, Estados Unidos e México. Detalhe: o Canadá é o maio país do mundo, e os Estados Unidos, o quarto. Veja nas linhas a seguir alguns dados e curiosidades sobre a geografia da América do Norte.

 

Apesar de fazer parte da América do Norte, a Groenlândia é uma região autônoma pertencente ao Reino da Dinamarca. A língua mais falada é o inuit (um idioma esquimó), seguido do dinamarquês.

 

Em 2015, a população da América do Norte totalizava 524,2 milhões de habitantes. O país menos populoso é o Canadá, com apenas 35 milhões de pessoas.

 

Os Estados Unidos são o terceiro país mais populoso do mundo, atrás apenas de China e Índia. Em 2018, a sua população totalizava 325 milhões de habitantes.

 

A norte-americana Nova York faz parte da segunda maior região metropolitana do mundo. Já a mexicana Cidade do México integra a terceira maior metrópole. Uma curiosidade extra: a maior metrópole do planeta é a japonesa Tóquio.

 

As cidades mais populosas da América do Norte são, pela ordem: Cidade do México (ME), Nova York (EUA), Guadalajara (ME), Monterrey (ME), Los Angeles (EUA), Chicago (EUA), Toronto (CA), Houston (EUA), Ecatepec (ME) e Montreal (CA).

 

A fronteira entre Estados Unidos e Canadá é a maior fronteira entre países do mundo, com 8.851 quilômetros de extensão.

 

As maiores bacias hidrográficas da região são as do Mississipi-Missouri, do Mackenzie e do Yukon. Com 2,9 milhões de quilômetros quadrados, a bacia do Mississipi-Missouri é a terceira maior do mundo.

 

Localizado na fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá, o Lago Superior é o segundo maior lago do mundo em extensão. Com 82.100 quilômetros quadrados, ele só perde em tamanho para o Mar Cáspio. Um detalhe: os lagos Huron e Michigan, na região dos Grandes Lagos, estão também entre os 10 maiores lagos do mundo.

 

O ponto mais alto da América do Norte é o Monte McKinley, nos Estados Unidos, com 6.194 metros de altitude. Localizado no estado do Alasca, próximo ao Círculo Polar Ártico, o McKingley é também um dos lugares mais frios do subcontinente.

 

Canadá, Estados Unidos e México assinaram em 1992 um tratado comercial – batizado de Nafta – que visava a queda de barreiras alfandegárias e a livre circulação de mercadorias. Em 2015, esses mesmos países anunciaram a criação da Parceria Transpacífico, outro tratado que derruba barreira tarifárias. Os seguintes países também fazem parte do bloco: Nova Zelândia, Austrália, Vietnã, Japão, Peru, Chile, Colômbia, Brunei, Malásia e Colômbia.

 

Estados Unidos e Canadá fazem parte do G8, grupo dos países mais ricos do planeta.

 

Os Estados Unidos são o país com o maior Produto Interno Bruto do mundo. O Canadá possui o 11º maior PIB, assim como é um dos países com maior qualidade de vida. Vancouver foi por várias vezes citada como a melhor cidade para se viver.

 

Como acabamos de ver, o Canadá é o segundo maior país do mundo. O detalhe é que ele ocupa 41% da América do Norte, ou seja, quase metade dessa parte do continente americano.

 

O Canadá é o país que possui o maior número de lago de água doce de todo o planeta. São milhares de lago. Só para se ter uma ideia, a província de Ontário possui nada menos que 25 mil lagos.

 

O Canadá possui dois idiomas oficiais, o inglês e o francês. Cada província tem o direito de definir o seu idioma oficial. O francês é falado majoritariamente em Quebec, enquanto Nova Brunswick é bilingue. As demais províncias falam principalmente o inglês.

 

O Canadá é uma monarquia constitucional com sistema parlamentarista. Ou, a chefia do Estado é exercida por um monarca – a rainha Elizabeth II, do Reino Unido – e a do governo por um primeiro-ministro. O país possui também dois hinos oficiais.

 

Mais da metade da população do Canadá vive na região dos Grandes Lagos e no vale do rio São Lourenço.

 

Um curiosidade bastante interessante: quase 20% da população canadense nasceu no estrangeiro.

 

O estado mais populoso dos Estados Unidos é a Califórnia. Das 20 maiores cidades desse país, quatro são californianas. São elas: Los Angeles, San Francisco, San Diego e San Jose.

 

O segundo estado mais populoso é o Texas, com cerca de 25 milhões de habitantes.

 

Comprado da Rússia pelos Estados Unidos, o Alasca é o estado menos populoso, com apenas 1 milhão de habitantes. Detalhe: ele é o maior em extensão territorial.

 

Dos 50 estados norte-americanos, um deles fica quase no meio do oceano Pacífico: o Havaí.

 

Os Estados Unidos são um dos maiores destinos turísticos do mundo. Só a cidade de Orlando, no estado da Flórida, recebe anualmente 50 milhões de turistas.

 

Outra cidade que atrai um grande contingente de turistas é Nova York, a mais populosa do paí. Detalhe: Nova York não é a capital do estado de mesmo nome. A capital é Albany.

 

Nova York não é apenas a maior cidade dos Estados Unidos, é a mais cosmopolita. Seus habitantes falam nada menos que 170 idiomas. É gente do mundo inteiro mesmo!

 

Das 10 melhores universidades do mundo, seis são norte-americanas: Instituto de Tecnologia de Massachussets, Universidade Harvard, Universidade de Stanford, Universidade Yale, Universidade de Chicago e Instituto de Tecnologia da Califórnia.

 

Os Estados Unidos são disparado o país que mais ganhou prêmios Nobel. Foram 338 laureados até 2014 (só para se ter uma ideia do que isso significa, o segundo colocado, o Reino Unido, ganhou 119).

 

O Brooking Institute mapeou as 300 metrópoles com maior PIB per capita do mundo e apontou seis cidades norte-americanas entre as 10 mais ricas. São elas: San Jose, Hartford, Boston, Bridgeport, Washington DC e Seattle. (dados de 2015)

 

Em sua lista das 10 pessoas mais ricas do mundo, a revista Forbes apontou sete norte-americanos. Os mais ricos são Bill Gates (da Microsoft), Warren Buffet (investidor) e Jeff Bezzos (Amazon).

 

A empresa mais valiosa do mundo é a norte-americana Apple, com valor de mercado de US$ 1 trilhão em 2018. As outras empresas norte-americanas entre as mais valiosas são Google, Microsoft, Verizon, AT&T, GE, Amazon e Wal-Mart.

 

O México é divido em 31 estados e um Distrito Federal – a Cidade do México. A área metropolitana da Cidade do México é uma das mais populosas do mundo.

 

Chamada de Tecnochitlán, a antiga capital asteca se localizava onde hoje é a Cidade do México. Tecnochitlán uma das maiores cidades do mundo na época do descobrimento da América – maior até do que a espanhola Madrid.

 

Os estados mais populosos do México depois do Distrito Federal são Jalisco, Nuevo León e Puebla.

 

Os maiores estados em área territorial estão na divisa com os Estados Unidos. São os estados de Sonora, Chihuahua e Coahuila.

 

Você sabia que existem dois estados mexicanos com nomes parecidos ao do estado norte-americano da Califórnia. São a Baja Califórnia e a Baja Califórnia Sur.

 

Sabia também que os estados norte-americanos da Califórnia, Arizona, Novo México e Texas já foram territórios mexicanos?

 

Apesar da língua oficial ser o espanhol, são faladas 62 línguas indígenas no México. Detalhe: a maior parte da população possui antepassados indígenas (mais da metade é mestiça).

 

Uma das cidades mexicanas que mais atraem turistas do mundo todo é Cancún, no estado de Quintana Roo. As águas azuis-turquesa do mar do Caribe torna a região uma das mais visitadas por norte-americanos, canadenses e brasileiros em férias.

 

Pratos típicos da culinária mexicana, os burritos, tacos, nachos e guacamoles conquistaram os norte-americanos. Restaurantes sofisticados e redes de fast food especializados em pratos do México são bastante populares nos Estados Unidos. O mais famoso é o Taco Bell.

 

Share: