Percorra as linhas a seguir e descubra algumas informações e curiosidades sobre a União Europeia. Como o bloco surgiu? Quantos integrantes possui? Quais os países mais ricos? Qual a capital da União Europeia? E, por fim, o que é o Brexit?

 

A União Europeia é um bloco econômico criado com o objetivo de estabelecer a cooperação política e econômica dos países da Europa. Suas origens remontam aos anos 1950, quando foram criadas a Comunidade Econômica Europeia e a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço.

 

Os primeiros integrantes da nova comunidade econômica foram Itália, França, Holanda, Bélgica, Luxemburgo e Alemanha Ocidental (lembrando que após a derrota na Segunda Guerra Mundial a Alemanha havia sido dividida pelos Aliados e a União Soviética).

 

A Comunidade Econômica Europeia surgiu através do Tratado de Roma, assinado em 1957. Ele deu origem a uma série de instituições, como o Parlamento Europeu, Tribunal de Justiça da União Europeia e a Comissão Europeia.

 

O bloco era conhecido como Comunidade Econômica Europeia (CEE) ou “bloco dos seis”. Com a adesão de outros países durante os anos 1980, ele passou a se chamar “bloco do 12”. Os novos integrantes foram Reino Unido, Irlanda, Grécia, Dinamarca, Espanha e Portugal. Mais tarde, Suécia, Finlândia e Áustria aderiram ao bloco.

 

A União Europeia é formada atualmente por 28 países com a entrada, em 2004, de República Tcheca, Eslováquia, Eslovênia, Hungria, Polônia, Lituânia, Estônia, Letônia, Malta e Chipre. Somaram-se a eles Bulgária, Croácia e Romênia.

 

Entre os países candidatos a ingressa no bloco estão Albânia, Sérvia, Macedônia, Montenegro e Turquia.

 

Os únicos países da Europa Ocidental que não fazem parte do grupo são Islândia, Noruega e Suíça.

 

Para entrar no bloco, o país candidato deve atender todas as condições de adesão, entre as quais possuir regime democrático (que inclui o Estado de Direito e o respeito aos Direitos Humanos), economia de mercado (que leva em conta a força e a estabilidade da sua economia) e acervo comunitário (capacidade para assumir as obrigações do grupo).

 

O passaporte da União Europeia é vermelho com as inscrições União Europeia no topo e o nome do país onde a pessoa reside embaixo.

 

A União Europeia nasceu de fato em 1992, com a assinatura do Tratado de Maastrich, na cidade de Maastrich, na Holanda. Graças a ele, foram criadas políticas comuns de defesa e cidadania, tratados de proteção do meio ambiente etc. Foi estabelecida a criação de uma moeda única, o Euro, e uma política de livre circulação de pessoas.

 

A capital da União Europeia é a cidade belga de Bruxelas, onde também fica o Parlamento Europeu.

 

O Tribunal de Justiça é responsável por interpretar as leis da União Europeia. Ele é formado por 13 juízes e seis defensores, escolhidos pelos países membros. Suas decisões são definitivas e devem ser acatadas por cidadãos e governos.

 

O Euro é a moeda oficial de 19 dos 28 países da União Europeia.

 

Existem 25 línguas oficiais na União Europeia. Todos os tratados e documentos do bloco devem ser traduzidos para essas língua. Detalhe: a maioria dos seus delegados possui o inglês como segunda língua.

 

Existe um cartão europeu de seguro saúde válido para todos os cidadãos, que podem usá-lo em qualquer país do bloco. O interessante é que ele também é válido para residentes de países de fora do bloco, como Suíça e Noruega. Esse cartão garante atendimento médico em qualquer país da UE em que a pessoa esteja.

 

Os acordos comerciais estabelecem regras para a comercialização de uma infinidade de produtos: carnes, ovos, água engarrafada, papel higiênico…

 

Brasileiros que conseguirem cidadania de países da União Europeia não apenas podem residir como podem se locomover de um país para outros sem problemas (eles são considerados de fato cidadãos europeus). Descendentes diretos de italianos e portugueses tem maior facilidade em conseguir cidadania europeia.

 

Os países mais ricos – ou seja, com os maiores PIBs – da União Europeia são a Alemanha, o Reino Unido e a França. Detalhe: mais da metade do Produto Interno Bruto Europeu vem desses três países.

 

O maior país do bloco é a França, com 547 mil quilômetros quadrados; o menor é Malta, com 316 quilômetros quadrados.

 

O mais populoso país da União Europeia é a Alemanha, com 81,2 milhões de habitantes. O país com menor número de habitantes é Malta, com 425 mil habitantes.

 

As cidades mais populosas do bloco são Londres, com 7,2 milhões de habitantes, e Berlim, com 3,3 milhões. Seguem-se a elas Madrid, Atenas, Roma e Paris.

 

A bandeira da União Europeia (imagem acima) é azul com estrelas em amarelo. Ao contrário do que muitos pensam, as estrelas não representam o número de países do bloco (são oficialmente 12 estrelas). Ele deve ser exibida ao lado da bandeira nacional de cada países em cerimônias oficiais e em edifícios públicos.

 

O dia da União Europeia é comemorado em 9 de maio.

 

O Brexit é uma abreviação de “british exit” ou “saída britânica”, em português. Ele surgiu (ou começou) quando, num referendo, a maioria dos britânicos (52%) optou pela saída do país do bloco. A data estipulada foi 29 de março de 2019, mas…

 

Para sair da União Europeia, o Reino Unido deverá concordar com uma série de acordos e pagar uma indenização no valor de 39 bilhões de libras. Ele deverá também assinar novos acordos de comércio com o bloco, bem como resolver a questão da Irlanda do Norte que, embora faça parte do Reino Unido, não possui mais fronteira com a República da Irlanda, um país independente.

 

Fontes: Wikipédia, InfoEscola, Mundo Educação, Europa.eu.

 

Share: