Você sabia que a Cordilheira dos Andes possui 7 mil quilômetros de extensão? Sabia que a montanha mais alta das Américas fica nessa cordilheira? Confira a seguir 30 informações curiosas e interessantes a respeito. Aliás, você sabia também que o deserto mais seco do mundo fica nos Andes?

 

A cordilheira mais longa do mundo é a Cordilheira dos Andes, com 7.000 quilômetros de extensão. Sua largura varia de 200 a 700 quilômetros.

 

A altitude média dos Andes é de 4.000 metros.

 

A montanha mais alta é o monte Aconcágua, nos andes argentinos, com 6.962 metros de altura. Detalhe: o Aconcágua é a montanha mais alta fora da Ásia.

 

Segundo estudos mais recentes, a Cordilheira dos Andes nasceu de forma gradual, provavelmente através do choque da placa tectônica do Pacífico com a placa Sul-americana.

 

A cordilheira abrange territórios da Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia.

 

Das 10 maiores aglomerações urbanas de língua espanhola, quatro estão junto/na Cordilheira. São elas: Santiago, Bogotá, Lima e Medellín.

 

Acredite se quiser: o Equador, cujo território fica quase que totalmente nos Andes, tem 64 vulcões num espaço territorial 30 vezes menor do que o Brasil. De cada três equatorianos, um vive aos pés de um vulcão.

 

Apenas 11 dos 64 vulcões equatorianos são ativos. Existe uma estrada chamada de Avenida dos Vulcões, com oito vulcões ativos ao longo dela.

 

Aliás, um dos vulcões mais ativos do mundo é o Cotopaxi, na Cordilheira dos Andes equatoriana.

 

As paisagens do Equador são de tirar o fôlego. Vale a pena visitar o país. Quem não quiser conhecer os vulcões de carro, pode optar pelo trem. A viagem é feita em cima do trem sob um frio de rachar. Além de montanhas nevadas, o turista pode fotografar vulcões como o Cotopaxi, o Pichincha e o Chimborazo, todos com mais de 4.000 metros de altitude.

 

O Deserto do Atacama, considerado o deserto mais árido do mundo, fica nos andes chilenos. Alguns estudiosos afirmam que ele tenha passado incríveis 571 anos sem ver uma gota de chuva. Outro detalhe sobre o Atacama: as temperaturas podem variar de 40º Celsius ao dia a 0º C à noite.

 

O Atacama é uma das regiões com maior número de telescópios do mundo. Muitas das mais importantes descobertas da astronomia foram feitas graças a telescópios instalados lá, como o La Sila. Em 2011 foi inaugurado o… CONTINUE A LEITURA

Share: