Você sabia que a Oceania é em grande parte formada por intermináveis extensões de água e um país de dimensões continentais: a Austrália? Descubra algumas informações interessantes e curiosidades sobre a Oceania, sua geografia e seus países.

 

Criado pelo francês Dumont D’urville, a palavra Oceania serve para designar a Austrália, Nova Zelândia e um conjunto de ilhas do Oceano Pacífico. É praticamente o único continente formado apenas por ilhas.

 

Com 8,48 milhões de quilômetros quadrados a Oceania é o menor continente do planeta. Detalhe: 90% do seu território é constituído pela Austrália.

 

A Oceania foi descoberta em 1770 pelo explorador britânico James Cook.

 

Por ser o último continente a ser descoberto pelos europeus, a Oceania é também chamada de Novíssimo Mundo.

 

A Oceania é dividida em quatro regiões: Australásia, Melanésia, Micronésia e Polinésia.

 

Entre os pequenos países-ilhas que formam o continente, vale citar Fiji, Vanuatu, Kiribati, Nauru, Guam, Samoa, Tonga e Tuvalu.

 

Alguns “países” são na verdade colônias europeias e norte-americanas. É o caso do Taiti, uma colônia francesa no Oceano Pacífico. É também o caso de Samoa Americana, dominada pelos Estados Unidos.

 

Com apenas 21 quilômetros quadrados, Nauru é o menor país do continente.

 

O maior e mais populoso país é a Austrália, com 25 milhões de habitantes.

 

As três cidades mais populosas da Oceania são Sydney, Melborne e Brisbane, todas localizadas na Austrália.

 

O inglês é o idioma mais falado no continente, seguido pelo francês e por idiomas nativos.

 

Com exceção da Austrália e Nova Zelândia, cujas populações são formadas em sua maioria por descendentes de europeus, os demais países da Oceania são formados por populações indígenas.

 

A Austrália é o único país continental que não faz fronteira com nenhum país.

 

Devido ao seu isolamento geográfico (estima-se que tenha se separado da Antártida há 50 milhões de anos), a Austrália possui animais únicos, que não são encontrados em nenhum outro lugar do mundo. Um bom exemplo são os marsupiais (mamíferos com uma bolsa que substitui a placenta) como o lobo-da-Tasmânia, o canguru e o coala.

 

Auckland, na Nova Zelândia, e Sydney, na Austrália, estão entre as 10 cidades com melhor qualidade de vida do mundo.

 

Fontes: Wikipédia, Forbes, Enciclopédia Larousse.

 

 

Share: