Um dos principais responsáveis pelo fim da escravidão e pela unificação dos Estados Unidos, o presidente Abraham Lincoln é considerado uma figura importante da história do país. Confira algumas curiosidades a seu respeito.

 

O filho de lavradores Abraham Lincoln nasceu na localidade de Hodgenville, no estado de Kentucky, em 12 de fevereiro de 1809.

 

Lincoln era formado em Direito, chegando a exercer a profissão de advogado por algum tempo. Passou a se dedicar com mais afinco à política quando afiliou-se ao partido Whig (que deu origem ao partido republicano) e se elegeu para a Assembleia do estado de Illinois.

 

Lincoln deixou a barba crescer depois de receber uma carta de uma garotinha de 11 anos que dizia: “Deixei seus bigodes crescerem, todas as mulheres gostam de bigodes”. Mais tarde, já com o rosto peludo, ele respondeu agradecendo. Detalhe: Lincoln usava barba sem bigode.

 

Lincoln foi o primeiro presidente dos Estados Unidos a usar barba.

 

Antes de se casar com Mary Todd, e ainda no tempo em que estudava Direito, Lincoln conheceu uma mulher chamada Ann Rutledge, por quem se apaixonou profundamente. Ela estava noiva de outro homem, mas prometeu romper o noivado assim que ele retornasse de uma viagem ao exterior. O problema foi que Ann contraiu febre tifoide e acabou falecendo precocemente, deixando Lincoln sozinho e deprimido.

 

Enquanto estava noivo de Mary Todd, se apaixonou por outra mulher. Mary, por sua vez, era conhecida por flertar com outros homens. Mesmo assim ambos se casaram. Alguns acreditam que isso tenha ocorrido porque Mary estava grávida.

 

Tinha o costume de ler a Bíblia diariamente, embora nunca tenha pertencido a uma igreja organizada.

 

Lincoln era sufragista e trabalho pelo voto feminino desde 1836.

 

Ele gostava muito de gatos, tanto que permitia que seu gato de estimação comesse à mesa em plena Casa Branca.

 

Lincoln foi o único presidente norte-americano a registrar uma patente: um dispositivo para desencalhar barcos a vapor.

 

O Dia de Ação de Graças, um dos principais feriados norte-americanos, foi oficializado por Lincoln em 1863. Até então, ele era comemorado somente em alguns estados.

 

Lincoln foi assassinado em 14 de abril de 1865 no teatro Ford, em Washington D.C., com um tiro na nuca.

 

Menos de 3 horas após a morte de Lincoln, o vice Andrew Johnson tomou posse como o 17º presidente dos Estados Unidos.

 

A biografia de Lincoln foi tema de dois filmes lançados em anos recentes nos Estados Unidos. O primeiro foi O Assassinato do Presidente (The Day Lincoln Was Shot), de 1998, com Lance Henriksen no papel principal. O segundo foi Lincoln, de 2012, com Daniel Day-Lewis interpretando o presidente.

 

Abraham Lincoln é um dos quatro presidentes cujo rosto encontra-se esculpido no monte Rushmore, no estado de Dakota do Sul. Os outros presidentes são George Washington, Thomas Jefferson e Theodore Roosevelt. O monumento é uma das atrações mais conhecidas dos Estados Unidos.

 

O Lincoln Memorial é um monumento localizado em Washington DC, onde encontra-se uma imponente estátua do presidente sentado (uma das mais famosas dos Estados Unidos, vide imagem acima). Logo acima dessa estátua existe uma placa onde está escrito: “Neste templo, como nos corações do povo, para quem salvou a União, a memória de Abraham Lincoln é conservada para sempre”.

 

Não existem descendentes vivos diretos de Abraham Lincoln.

 

Fontes: Wikipédia, DW Brasil, Aventuras na História, Did you Know.

 

Share: