A história e o final trágico da cidade romana de Pompeia ainda fascina muita gente. Mas o que aconteceu exatamente naquele dia 24 de outubro do ano 79? Percorra as linhas abaixo e descubra 18 curiosidades, algumas impressionantes, sobre Pompeia e a erupção do vulcão Vesúvio.

 

Acreditava-se até recentemente que a erupção que destruiu a cidade romana de Pompeia tinha ocorrido em 24 de agosto, mas sabe-se agora que ocorreu em data posterior: 24 de outubro do ano 79 depois de Cristo.

 

A erupção propriamente dita teve início às 13 horas daquele fatídico dia. Pequenos tremores ocorridos nos dias anteriores, no entanto, prenunciavam que algo muito grave estava para acontecer.

 

Como eram pequenos, os abalos sísmicos em nada alteraram a rotina da cidade. Para as populações de Pompeia e suas vizinhas Herculano e Stabia, aquele seria um dia como outro qualquer.

 

Assim que entrou em erupção, o Vesúvio formou uma gigantesca coluna de magma e cinzas de 27 quilômetros de altura. Duas horas depois, uma chuva de pedras-pome começou a cair sobre a cidade.

 

Sem saber exatamente o que estava acontecendo, os pompeanos protegeram-se em suas próprias casas e estabelecimentos. Os visitantes procuraram pórticos, abóbadas e lojas para se esconder. Mesmo assustados, eles acreditavam que… CONTINUE A LEITURA

Share: