A série de televisão Vikings vem há anos chamando a atenção para a história, tradições e costumes desse povo que habitava a Escandinávia. Mas você sabia que a maioria dos vikings tinha uma vida pacata, dedicada a cuidar da agricultura familiar? Descubra nas próximas linhas algumas curiosidades e detalhes interessantes sobre esse povo.

 

Os vikings não formavam um grupo homogêneo, muito pelo contrário. O território que hoje compreende a maior parte da Escandinávia era habitado por inúmeras tribos que guerreavam com frequência entre si. Aliás…

 

Eles sequer chamavam a si próprios de vikings! A palavra “viking” significa “ataque pirata” na língua nórdica antiga.

 

Esqueça os capacetes com chifres. É verdade que os vikings chegaram a usar capacetes, mas não há registros de que tenham utilizado esse capacete em especial. O mito de que os vikings tinham capacetes com chifres surgiu no século XIX, talvez inspirado em relatos de habitantes do norte feitos por antigos gregos e romanos.

 

Esqueça a falta de higiene. Os vikings são normalmente descritos como bárbaros avessos à higiene, mas pinças, lâminas de barbear, pentes e limpadores de ouvidos encontrados em sítios arqueológicos mostram o contrário. As evidências mostram que também se lavavam no mínimo uma vez por semana, ao contrário de outros europeus.

 

A escravidão e o tráfico de pessoas eram bastante comuns entre os vikings. Eles costumavam escravizar os jovens dos povos que derrotavam – anglo-saxões e eslavos, por exemplo – e vendê-los em outras partes da Europa, além do… CONTINUE A LEITURA

Share: