Descubra nas linhas a seguir algumas informações interessantes e fatos curiosos sobre os astecas, que dominavam o sul do México na época em que os primeiros europeus chegaram à América. Você sabia, por exemplo, que foi na antiga cidade de Tenochtitlán que foi erguida a Cidade do México, uma das maiores metrópoles do mundo?

 

Os astecas eram descendentes de diversos povos, sobretudo dos mexicas, que imigraram de territórios que hoje compreendem o sul dos Estados Unidos e norte do México para a região do Vale do México.

 

O nome asteca foi criado pelos europeus, pois esse povo chamava a si mesmo de mexica ou tenochca.

 

Os astecas falavam a língua nauátl, um idioma pré-colombiano em muitos aspectos parecidos com idiomas de povos indígenas dos Estados Unidos.

 

Os mexicas se estabeleceram numa ilha no lago Texcoco, onde fundaram a cidade de Tenochtitlán, em 1325. Tenochtitlán transformou-se em capital do império asteca e séculos depois, na capital do México – dessa vez como Cidade do México.

 

De acordo com a crendice mexica, Tenochtitlán teria sido fundada nesse local por indicação do deus da guerra e do sol Huitzlopochtli. Quando os primeiros europeus lá chegaram, teria ficado deslumbrados com a limpeza da cidade e com seu tamanho. Ela era maior do que Madrid, na Espanha.

 

Com 15 quilômetros quadrados, Tenochtitlán era entrecortada por uma rede de canais e aquedutos, além de que possuía calçadas artificiais nas suas margens. Suas pirâmides encheram os espanhóis de espanto quando lá chegaram pela primeira vez.

 

Quando morriam, as pessoas eram enterradas embaixo das suas próprias residências. O curioso é que um cão era sempre enterrado com o morto. Os astecas acreditavam que os cães guiavam os mortos para o mundo espiritual.

 

Os astecas desconheciam a roda, o aço e o ferro. Também não usavam animais de cargas. É de se admirar que tenham construído uma cidade gigantesca como Tenochtitlán sem o uso da roda.

 

As meninas casavam com cerca de 10 anos e os homens podiam ter mais de uma esposa. O detalhe curioso é que se antes de casar o homem fosse… CONTINUE A LEITURA

Share: