O desastre da usina nuclear de Chernobyl é considerado o mais grave da história. Presume-se que tenha feito mais de 80 mil vítimas fatais. Entre aqui e descubra algumas informações detalhadas e curiosidades sobre o assunto. Você vai se surpreender.

 

Chernobyl é uma usina localizada no norte da Ucrânia, na fronteira com a Bielo-Rússia (também conhecida como Belarus).

 

Tanto a Ucrânia quanto a Bielo-Rússia faziam parte da União Soviética na época em que ocorreu o acidente nuclear.

 

A usina nuclear de Chernobyl foi construída pelo governo soviético e com ela, uma cidade-dormitório para os seus trabalhadores. Chamada de Pripyat, ela tinha 50 mil habitantes naquele período.

 

Ocorrido em 26 de abril de 1986, o desastre de Chernobyl foi provocado quando os técnicos da usina tentaram simular um apagão com o desligamento da rede elétrica principal e a sua substituição por uma rede de emergência. Devido a um erro humano – ou possível falha no projeto, o que gera controvérsia até hoje –, o reator parou de funcionar, gerando um super-aquecimento com temperatura de 2.000º Celsius.

 

O excesso de calor provocou uma violenta explosão de vapor que destruiu o teto do reator e espalhou radioativo na atmosfera. Detalhe: o teto pesava mais de 1.000 toneladas.

 

A explosão lançou nada menos que 70 toneladas de urânio e 900 de grafite na atmosfera, que se espalharam e contaminaram extensas faixas de terra. Sinais de radioatividade no ar foram detectados até em países distantes como… CONTINUE A LEITURA

Share: