Como surgiu o Império Romano? Como funcionava a política na antiga Roma? Como são conhecidos os conflitos entre Roma e Cartago? Descubra as nossas respostas e veja algumas curiosidades sobre o Império Romano nas linhas a seguir.

 

Antes da fundação de Roma, a Península Itálica – onde hoje está localizado o país conhecido como Itália – era habitada por vários povos: gregos, ao sul (na chamada Magna Grécia); latinos e sabinos, no centro; etruscos, ao meio-norte; e gauleses ao norte.

 

Roma surgiu no século VII antes de Cristo na região do Lácio, no centro da Península Itálica. De acordo com uma lenda local, ela teria sido fundada pelo gêmeos Rômulo e Remo, filhos do deus Marte e da rainha Rea Sílvia. Eles teriam sido abandonados num cesto e recebido os cuidados de uma loba, que os amamentou até serem adotados por um pastor. O primeiro monarca teria sido Rômulo. Mas…

 

Segundo os historiadores, o primeiro núcleo do que mais tarde seria a toda poderosa Roma surgiu da aglutinação de três tribos do Lácio. Elas teriam considerado as margens do rio Tibre, onde existiam sete colinas, o lugar apropriados para se fixarem. Com o tempo, Roma dominaria todo o Lácio, a Etrúria e outras regiões próximas.

 

A história de Roma é dividida em três períodos: Realeza (até 509 antes de Cristo), República (de 509 a 27 antes de Cristo e Império 27 antes de Cristo até o esfacelamento do Império Romano do Ocidente).

 

A sociedade romana era formada basicamente por três classes sociais: os patrícios, os plebeus e os clientes. Os patrícios eram os descendentes dos fundadores da cidade e únicos com direitos políticos; os plebeus representavam a maior parte da sociedade e eram constituídos por artesãos, comerciantes e trabalhadores livres, mas sem… CONTINUE A LEITURA

Share: