Fundada por Ferdinand Porsche e seu filho, a Porsche é uma das marcas de automóveis mais conceituadas da atualidade. Possui sede na Alemanha e exporta carros esportivos para o mundo todo, inclusive para o Brasil. Veja nas próximas linhas algumas curiosidades sobre a história e os principais modelos desse marca. Você achará interessantes.

 

A marca de automóveis esportivos Porsche foi fundada por Ferdinand Porsche e seu filho Ferry Porsche. Detalhe: Ferdinand é também mundialmente conhecido como um dos idealizadores do Fusca.

 

O primeiro carro produzido pela empresa fundada por Ferdinand e Ferry foi o Porsche 356, em 1948.

 

O desenho do Porsche 356 foi em grande parte inspirado no Fusca, além de que muitas das suas peças eram as mesmas utilizadas no modelo da Volkswagen.

 

O primeiro projeto desenhado especialmente para competições pela empresa foi o Porsche 550 Spider, em 1953. Foi ele quem deu à Porsche a primeira vitória numa competição de grande porte: a Targa Florio, uma corrida italiana, em 1956.

 

O famoso Porsche 911 começou a ser produzido em 1964, sendo o automóvel de maior sucesso da empresa. Ele é fabricado e comercializado até os dias atuais.

 

O 911 quase foi chamado de 901, o que só não aconteceu por causa da Peugeot, que se opôs ao número 0, que faz parte da sua nomenclatura.

 

Os automóveis híbridos estão muito em moda nos dias atuais. Mas você sabia que Ferdinand Porsche foi o primeiro homem a criar um automóvel desse tipo? Lançado no início do século passado, o Semper Virus utilizava eletricidade e motor a combustão.

 

Outra criação notável de Ferdinand Porsche foi o Mercedes-Bens Type 80. Lançado em 1939, ele foi o automóvel mais rápido daquela época. Tinha design exótico e velocidade máxima estimada entre 550 e 750 quilômetros por hora.

 

Tanto a italiana Ferrari quanto a alemã Porsche utilizam um cavalo em seus logotipos. Eles são MUITO parecidos, mas tiveram origens diferentes. O cavalo da Porsche, por exemplo, foi inspirado no brasão da cidade de Stuttgart.

 

A combinação entre os automóveis da Porsche e as motos da Harley-Davidson pode soar à princípio estranha, mas ela ocorre. O motivo é que alguns modelos de motos da fabricante norte-americana utilizam motores Porsche.

 

Filho de Ferry, o designer Ferdinand Alexander Porsche foi o responsável pelo Porsche 911. Também levou adiante os estúdios Porsche, que desenvolve o design dos mais variados produtos: edifícios de alta tecnologia, iates de luxo, relógios sofisticados, aparelhos eletrônicos, malas e bolsas, tratores e, obviamente, automóveis.

 

Nem todos os aficionados por automóveis esportivos sabem, mas é possível adquirir um Porsche “personalizado”, inclusive no Brasil. O cliente pode influenciar no acabamento interno ou externo do automóvel. Claro que a empresa não vai mudá-lo totalmente ao gosto do freguês, mas ele pode influir em diferenciais nas rodas, espelhos retrovisores, bancos e logotipo, entre outros.

 

A fábrica principal da Porsche fica na cidade de Stuttgart, no estado de Baden-Württenberg, Alemanha. Por sinal, é em Stuttgart que fica também a sede mundial da Mercedes-Benz.

 

Atualmente, a Porsche é uma das marcas de propriedade do grupo alemão Volkswagen, que é também controladora da Audi, Bugatti, Lamborghini, Bentley, Skoda e Seat.

 

Os modelos mais vendidos atualmente (ano fiscal de 2017) são do tipo SUV: o Cayenne e o Macan. Eles respondem por 70% das vendas da marca Porsche.

 

Fontes: Wikipédia, Paito Motors, Quatro Rodas, Porsche.com.

 

Share: