Veja nas linhas a seguir algumas curiosidades sobre os automóveis e marcas que circularam nas ruas brasileiras no passado. Descubra detalhes – alguns bastante interessantes, cabe aqui frisar – sobre a Simca, DKW, Willys Overland e Karmann-Ghia, entre outras.
A palavra automóvel surgiu na França em 1875 e é oriunda do grego autos, que significa “por si só” e do latim mobilis, que quer dizer “móvel”.
O primeiro veículo motorizado do mundo foi um modelo com motor a gasolina produzido pelo alemão Karl Benz, em 1885.
O primeiro automóvel a desembarcar no Brasil foi um modelo Peugeot Type 3 importado por Santos Dumont em 25 de novembro de 1891.
O primeiro acidente de trânsito que se tem notícia no Brasil ocorreu em 1897 e envolveu o famoso poeta Olavo Bilac, que colidiu com uma árvore.
O primeiro carro montado no Brasil foi o Ford “T”, em 1919.
O primeiro automóvel inteiramente fabricado no Brasil foi a Perua DKW, que começou a circular em 15 de novembro de 1957.
O Fusca foi o primeiro carro fabricado pela empresa alemã Volkswagen. Seu nome original era KDF (Kraft Durch Freude, que significa “Força Através da Alegria”).
O primeiro lote de Fuscas chegou ao Brasil em 1950. Fabricados na Alemanha, as 30 unidades foram importadas pela família paulista Matarazzo.
Os primeiros Fuscas produzidos no Brasil não eram montados pela Volkswagen, mas por uma empresa chamada Brasmotor, que importava as peças e montava o automóvel.
O apelido Fusca nasceu da dificuldade do brasileiro de pronunciar Volks. Ele pronunciava o V com som de F, ficando Folks, que a sabedoria… CONTINUE A LEITURA