Capital da Espanha, Madrid possui 4 milhões de habitantes. Possui atrações como o Palácio Real, a museu Rainha Sofia e a Plaza Mayor. É também onde ocorre a maior Parada do Orgulho LGBT da Europa. Leia os tópicos a seguir e descubra algumas curiosidades sobre essa fascinante cidade.

 

Nem todos sabem, mas a palavra Madrid veio do árabe Al Majrit, “fonte de água”. Al Majrit era o nome do Manzanares, rio que corta a capital espanhola, durante a ocupação moura.

 

Os nativos da cidade são chamados de madrilenhos e/ou madrilenos.

 

Com mais de 4 milhões de habitantes em 2016, Madrid é de longe a cidade mais populosa da Espanha. Para se ter uma ideia, Barcelona, a segunda cidade mais populosa, possuiu uma população de 1,6 milhão de pessoas.

 

A região metropolitana de Madrid é depois de Londres e Berlim a terceira mais populosa da União Europeia.

 

A população madrilenha é bastante heterogênea. É possível encontrar pessoas de todos os lugares do planeta, sobretudo da Europa e América Latina. Outro detalhe interessante: os espanhóis nascidos na cidade também não são muitos.

 

Uma das atrações mais procuradas pelos brasileiros é o Palácio Real, uma bela construção com mais 1.000 quartos (issso mesmo: mil quartos!). Pouco utilizado pela família real, a não ser para eventos, ele é aberto para visitação pública.

 

Os principais times de futebol da cidade são o Atlético de Madrid e o Real Madrid. Ex-time do português Cristiano Ronaldo, o Real Madri possui a segunda maior torcida da Espanha, atrás somente do rival Barcelona.

 

Nem todos os brasileiros que visitam a capital espanhola sabem, mas o estádio Santiago Bernabéu, lar do Real Madrid, é aberto ao público para visitação.

 

Madrid recebe quase 8 milhões de turistas por ano. Um dos eventos mais procurados tanto pelos espanhóis quanto pelos demais europeus é a Parada do Orgulho LGBT, a maior da Europa e uma das mais importantes do mundo.

 

Share: