Portugal é o país que mais atrai a simpatia dos brasileiros, não apenas em virtude das semelhanças culturais, mas da alta qualidade de vida. Você pode imaginar que sabe tudo a seu respeito, mas está enganado. Aproveite e conheça fatos peculiares e curiosidades interessantes sobre esse país através dos tópicos a seguir.

 

Você sabe por que os portugueses também são comumente chamados de lusitanos? Por causa dos lusitanos, um conjunto de tribos que habitava o território de Portugal desde a Idade do Ferro.

 

Na época da dominação romana, Portugal era conhecido como Lusitânia.

 

O Reino de Portugal foi criado em 1143, com fronteiras definidas em 1249, o que faz de Portugal o Estado-Nação mais antigo da Europa.

 

Em 1580, Portugal e Espanha passaram a integrar um único país. A chamada União Ibérica durou até 1640, quando os portugueses conseguiram a sua independência. Quer dizer, durante um bom tempo, todos nós fomos espanhóis.

 

A República foi instituída em Portugal apenas em 1910, com a queda da monarquia local.

 

Em 1543, os portugueses chegaram à ilha de Tanegashima, sendo o primeiro povo europeu a estabelecer contato com o Japão. Os portugueses deixaram fortes influências na língua, na culinária e até nas técnicas metalúrgicas japonesas.

 

Um dos primeiros europeus a ter contato com os japoneses foi o santo católico São Francisco Xavier. Nascido na Espanha, São Francisco Xavier trabalhou como missionário nas terras recém-descobertas pelos portugueses no século XIV como o Japão.

 

Palavras japonesas de origem portuguesa: botan (botão), buranco (balanço), joro (jarro), juban (gibão), karuta (carta), kappa (capa), konpeito (confeito), kirisutan (cristão), oranda (Holanda), orugan (órgão), pan (pão), shabon (sabão) e tabako (tabaco).

 

A maior influência portuguesa na culinária japonesa foi o tempurá – pedaços de vegetais empanados e fritos.

 

Não se sabe se é lenda ou se é realmente verdade, mas dizem que o famoso chá da cinco foi introduzido na Inglaterra por uma monarca de origem portuguesa: Dona Catarina de Bragança. Aliás, também é muito difundida a história de que o bairro novaiorquino do Queens recebeu esse nome em homenagem a mesma Dona Catarina.

 

Cabo das Tormentas. Foi com esse nome que o navegador português batizou o sul da África quando o contornou pela primeira vez. De fato, os mares revoltos do litoral da atual África do Sul assustava muito os navegadores do século XV. Foi então que o rei de Portugal D. João III trocou o nome para Cabo da Boa Esperança, provavelmente numa tentativa de acalmar os marinheiros lusitanos.

 

As primeiras habitações da cidade do Porto surgiram aproximadamente em 800 antes de Cristo. O Porto foi, durante um bom tempo, chamado de Cale e, mais tarde, de Portucale. Vem daí a palavra Portugal.

 

O vinho do Porto surgiu no século XVII, quando os britânicos passaram a importar a bebida em grandes quantidades de Portugal. Na intenção de fazer o produto resistir à viagem, os portugueses passaram a acrescentar álcool nos barris, o que acabou conferindo um sabor original ao vinho.

 

Todo o mundo sabe que o sobrenome Silva veio de terras portuguesas. O que poucos imaginam é que ele é mais antigo que Portugal. O sobrenome surgiu no tempo do Império Romano e denominava os habitantes das regiões de matas ou florestas (“silva”, em latim – o mesmo que selva). Mas por que existem tantos Silva no Brasil? Por três motivos: é muito usado em Portugal, muitos portugueses adotaram o Silva quando vieram para cá (provavelmente para manter o anonimato) e o sobrenome foi dado a milhares de escravos que foram trazidos para o Brasil.

 

Você sabia que em Lisboa um museu totalmente dedicado ao azulejo? O museu mais visitado de Portugal, no entanto, é o Museu Nacional dos Coches, uma instituição voltada para os transportes à tração animal, especialmente carroças e carruagens.

 

Existe uma forte suspeita de que os portugueses tenham descoberto o Brasil em data anterior a 1500. E, da mesma forma, existem suspeitas de que espanhóis e franceses também tenham passado por aqui antes de Cabral.

 

Assim como o samba está para o Brasil, o fado está para Portugal. Considerado a música típica do país, o fado é cantado por uma só pessoa acompanhada de um instrumento. A palavra fado significa “destino” (do latim “fatum”) e tem a mesma origem da palavra fada.

 

Manuel e Joaquim estão longe, muito longe de serem os nomes mais registrados em Portugal. Os nomes de meninos mais comuns em terras portuguesas são Miguel e João. Falando nisso, João também é campeão absoluto no Brasil. Já Maria continua entre os nomes de meninas preferidos pelos portugueses (detalhe: o mais utilizado atualmente é Ana).

 

Países que tem o português como língua oficial: Portugal, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

 

Em virtudes das diferenças entre o português falado em Portugal e o português falado no Brasil, muitos portugueses dizem que os brasileiros falam “brasileiro”.

 

Você sabia que os brasileiros constituem uma das maiores comunidades de estrangeiros em Portugal? As estatísticas mais recentes apontam 80 mil residentes, mas as autoridades acreditam que esse número seja bem maior.

 

As cidades mais populosas de Portugal são Lisboa – capital e principal centro comercial lusitano –, Sintra, Vila Nova de Gaia, Porto e Cascais.

 

Portugueses mais famosos entre os brasileiros: Luís de Camões (poeta), Fernando Pessoa (poeta), José Saramago (escritor), Eça de Queirós (escritor), Carmen Miranda (cantora), Cristiano Ronaldo (jogador de futebol), Maria de Medeiros (atriz), Amália Rodrigues (cantora), António Damásio (médico e cientista), António Guterres (secretário-geral da ONU).

 

Share: